Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SOB A LUZ DE VELAS


Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se.

Soren Kierkegaard

ELES DISSERAM...

Publicado na Folha de São Paulo de ontem na página A3 - Tendências e Debates - Eduardo Graeff é cientista político e foi secretário-geral da Presidência da República de FHC - Artigo comentando outro do Senador Walter Pinheiro, publicado no mesmo local, no dia 17/4/2001.

ER 

JÁ DEVIA ESTAR PRONTO

Noticia enviada pelo Evandro.

A Região Sul do Estado de Minas Gerais vai ganhar um Centro Socioeducativo para internação de menores em conflito com a lei. A unidade será construída na cidade de Lavras e terá capacidade para 80 adolescentes do sexo masculino. A obra do novo Centro Socioeducativo está orçada em R$ 11 milhões e a expectativa é que a unidade seja inaugurada em um prazo de 18 meses. Objetivo De acordo com Lafayette Andrada, o novo Centro Socioeducativo confirma o firme propósito da Secretaria de Defesa Social de estabelecer em cada região do Estado uma unidade destinada a acolher adolescentes em conflito com a lei. “O objetivo é permitir que os jovens cumpram as medidas o mais próximo de suas famílias”, explica. O Centro Socioeducativo atenderá a todas as cidades da região do Sul do Estado.  A previsão é que a unidade de acautelamento seja construída a cerca de quatro quilômetros do perímetro urbano de Lavras, na rodovia 265, na altura do acesso ao distrito de Ijaci.

Blog: Alguma coisa deve estar errada. 11 milhões ? só para 80 menores ? ainda com a área doada pela prefeitura ?  Investimento de R$ 140.000,00/menor. 
Outra coisa: Lavras fica lá no fim do mundo. Que o Estado construa outro para atender o real sul de minas (num raio de 60 kms de Pouso Alegre) e o faça para outras bandas que não seja Itajubá, que já suporta os quase 500 presos da penitenciária. O problema existe e todos tem que dar a sua parcela.
Brincadeira 80 vagas para daqui há dois anos.
Desculpe-me Evandro, mas as autoridades estão cumprindo muito lentamente para com sua obrigação. 

ER

É DISCO QUE EU GOSTO



HIT THE ROAD JACK

Caia na estrada, Jack e não volte nunca mais,
nunca mais, nunca mais nunca mais
Caia na estrada, Jack
 
Ray Charles

FRASE DO DIA

" Quem nunca esperou receber algo da política e nem dos atores que compõe o espetáculo, se dispondo exclusivamente em servir, jamais vivenciou o sentimento de ingratidão tão comum nesse meio."

José Tipica 

HEROÍNA MINEIRA

Bárbara nasceu Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, em São João Del Rei, Minas Gerais, em 1759. Primeira poeta brasileira, culta e revolucionária. Aos 20 anos se apaixonou pelo poeta Alvarenga Peixoto. Da paixão, nasceu Maria Ifigênia. O casamento só aconteceu depois do nascimento da menina e Bárbara manteve o nome de solteira. A ligação entre os dois foi marcada pela harmonia e companheirismo. O casal teria, ainda, outros três filhos. Bárbara e Alvarenga Peixoto participaram da organização da inconfidência do país.
O casamento durou 10 anos, período da produção poética de Eliodora. Em 1789, época da Conjugação, Alvarenga Peixoto foi preso e arrastado de São João Del Rei ao Rio de Janeiro, sendo levado para a fortaleza da Ilhas das Cobras e, depois, ele seria mandado para África, onde morreria.
No cárcere, escreveu "Bárbara Bela", onde exaltava a dor da distância da mulher:

"Bárbara Bela
Do norte estrela
Que o meu destino
Sabe guiar
De ti ausente
Triste somente
As horas passo
A suspirar
Pôr entre as penhas
De incultas brenhas
Cansa-me a vista
De te buscar
Porém não vejo
Mais te desejo,
Sem esperança
De te encontrar
Eu também queria
A noite e o dia
Contigo pode passar
Mas orgulhosa
Sorte invejosa,
D’esta fortuna
Me quer privar
Tu, Entre os braços,
Temos abraços
Da filha amada
Pode gozar,
Priva-me da estrela
De ti e D’ela
Busca dou modos
De me matar!".

Após a prisão de Alvarenga Peixoto, Barbara Eliodora não mais escreveu, teve a metade dos seus bens confiscados e passou a ser discriminada por toda a sociedade da época. Viúva, passou a se dedicar à educação dos quatro filhos e à administração dos bens restantes. Em 1795 ela sofreu outra perda, Maria Ifigênia, em decorrência de uma queda de cavalo. Figura de expressão na Inconfidência Mineira, Bárbara foi muito tempo retratada, em livros de história inclusive como demente louca, como que andava esfarrapada pela Ruas de São João Del Rei. Na realidade, Bárbara viveu seus últimos vinte e tantos anos em perfeito juízo, nesse período cuidou dos negócios da família, foi admitida da ordem 3a. do Carmo, de São João Del Rei e morreu em São Gonçalo do Sapucaí, aos 60 anos, vitima de tuberculose.

Blog: As atenções sempre se voltaram para o mártir Tiradentes, com justiça. Muitas vezes nos esquecemos de reverenciar outros heróis da inconfidência mineira. Imaginem o que sofreram Bárbara Heliodora e Alvarenga Peixoto.

Pensando bem, talvez não estejamos agindo com a dignidade necessaria, exigida pela herança que nos foi legada.

ER (dados web)









CANTINHO DA SALA


Gustav Klimt (1862 - 1918) pintou em 1915 uma paisagem intitulada " Litzlberg am Attersee" que hoje esta avaliada entre 20 e 30 milhões de euros. O quadro se encontra no Museu de Arte Moderna de Salzburgo (Austria) que agora vai devolve-lo ao neto da sua proprietária original, uma vítima dos nazistas.
"Por muito doloroso que seja devolver esta pintura, para a coleção, para a provincia e toda a  Austria, creio que o governo governo de Salzburgo deve permanecer no caminho iniciado em 2002 e não permitir beneficiar-se de um regime criminoso, disse ontem, o diretor do Museu, Wilfried Haslauer. Se refere ao acordo alcançado naquele ano com várias organizações judias para devolver bens roubados pelos nazistas. 
A perícia feita pelos encarregados pelo museu, determinaram que Georges Jorisch é o dono legítimo do quadro. Jorisch é neto de  Amalie Redlich, deportada pelos nazistas para a  Polonia em outubro de 1941 e lá assassinada. A Gestapo - a polícia secreta nazista - confiscou o quadro, que havia sido adquirido por Redlich em 1938. Foi  posteriormente comprada por um comerciante de artes que a trocou com o Museu de Salzburgo por outra obra. Segundo informou o advogado de Jorisch a uma emissora de rádio austriaca, seu cliente ajudará a criar uma expansão do museu como gesto de gratidão.

(Deu no El País de hoje)
 
ER

O IMPORTANTE FOI DENTRO DE CAMPO


O Real Madrid lutou muito para conquistar a taça da Copa do Rei. Mas não tomou o devido cuidado com ela depois de vencer o Barcelona por 1 a 0, ontem, em Valência.
Enquanto os jogadores comemoravam em um ônibus aberto, Sérgio Ramos deixou a taça cair e o resultado foi o pior possível: a taça foi “atropelada” pelo próprio ônibus. Os jogadores continuaram a comemoração sobre o ônibus sem a taça.
O joalheiro que construiu a taça, informou que a perda foi total.
Lembrando: A taça do mundo (Jules Rimet) conquistada definitivamente pelo Brasil, foi roubada e derretida.

ER

VIVER É PERIGOSO

ESPAÇO LIVRE

Erlich - El País

PSD ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS

A Resolução 22.610 do TSE
 
O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 23, XVIII, do Código Eleitoral, e na observância do que decidiu o Supremo Tribunal Federal nos Mandados de Segurança nº 26.602, 26.603 e 26.604, resolve disciplinar o processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária, nos termos seguintes:

Art. 1º - O partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.

§ 1º - Considera-se justa causa:

I) incorporação ou fusão do partido;
II) criação de novo partido;
III) mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário;
IV) grave discriminação pessoal.

ER

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Eric Clapton - 1968 (Foto de Linda McCartney)

ESTÃO NA MODA