segunda-feira, 18 de abril de 2011

CONFIDÊNCIAS DE UM INCONFIDENTE

Certa vez em Ouro Preto, em um bar chamado Barroco, conhecido por sua saborosa coxinha, e a melhor pinga com mel da região, ponto de encontro de estudantes, turistas, nativos e palco para situações inesperadas, de fato um pequeno manicômio na rua direita, onde seus frequentadores podem usufruir de um momento de loucura inesquecível, aconteceu um fato no mínimo... interessante. Em uma noite de Sexta – Feira, bar lotado, muita fumaça, muito calor, muito barulho; eu e um amigo discutíamos sobre música, filosofia, mulheres; enfim, sobre tudo, como costumávamos fazer sempre quando nos encontrávamos ali. Depois de algumas cervejas e três (ou seriam quatro) doses de pinga com mel, uma figura estranha entrou no bar. Engraçado, ele me lembrava alguém. Mas quem? Vestia calça de malha azul, camisa branca, coturno. Tinha os cabelos longos, barba feita, e o mais engraçado, andava com uma espada de madeira presa a sua cintura. Cutuquei meu amigo e disse: "Olha o cara". Rimos muito. Pessoas estranhas frequentavam o Barroco, mas igual a este sujeito nuca tínhamos visto. Olha que não era nem carnaval! Ele entrou, todo mundo olhou, uma com mel ele solicitou, no balcão ele trepou, e logo seu discurso começou: "Oficial feio e espantado, malvado, fraco talento, pobre sem respeito, não, isto não. Mas louco; louco sim. Quem não é louco (As pessoas escutavam atentas, nunca houve tal silêncio naquele bar)? Todos os grandes homens e mulheres da história se reservam o direito de serem loucos. Picasso era louco, Glauber era louco, Vinícius e Sócrates também. Claríce era louca, Maria I e Sinhá Olímpia eram também. E eu Tiradentes sou louco. Louco por liberdade e pelos meus sonhos". As pessoas se levantaram e entre aplausos e assobios, "Tiradentes" agradeceu, pulou do balcão deu uma golada na sua pinga com mel e foi embora. Cutuquei meu amigo de novo e falei: "Olha o cara". E rimos muito!

 Texto de: Saulo Pedrosa da Fonseca Rios(jornalista)

Por Bah Gorgulho

DE TRISTEZA OU DE ALEGRIA

Pesquisa do Ministério da Saúde (deu na web)

O tabagismo no Brasil continua em declínio, mas, por outro lado, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas tem crescido, principalmente entre mulheres.
Entre as mulheres, se deu um aumento expressivo: a taxa passou de 8,2 para 10,6% nos quatro anos.
O ministério considerou consumo excessivo de álcool cinco ou mais doses em uma mesma ocasião em um mês para os homens ou quatro ou mais doses para as mulheres.
Em relação ao fumo,  o índice (entre as mulheres) ficou estável em 12,7% ao longo dos anos.

ER

SEGUNDA-FEIRA BRABA

Erlich - El País

SAÍDA À FRANCESA

Todos conhecem a expressão "saída à francesa". Trata-se daquela escapada tradicional sem avisar ninguém. Acontece muito em casamentos, aniversários e por aí afora.

Interessante a colocação feita pelo diplomata brasileiro Marcos Azambuja na revista Piauí sobre o assunto:

"A diferença entre o brasileiro e o francês e que eles (os franceses) saem sem avisar. O brasileiro avisa e não sai."

Blog: No Brasil usa-se muito a "saída à francesa", principalmente quando tem conta para dividir.

ER

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

EXALTAÇÃO A TIRADENTES

Belíssimo samba de autoria Mano Décio da Viola, Estanislau Silva e Penteado. Samba enredo da Escola Serrinha no carnaval de 1949. A letra é um achado.
Interpretado pela Elis é, como se dizia antigamente, é um desbunde.


ER

O ÚLTIMO SUSPIRO DA DIREITA RAIVOSA

O show foi em homenagem ao dia do trabalho. Ano 1981. Local Riocentro. Data: 30 de abril. Apresentando: A fina flor da música brasileira.
Duas bombas (atentado promovido pela extrema-direita), explodiram durante o show. A primeira no estacionamento do Riocentro,  dentro de um automóvel Puma conduzido pelo Capitão Wilson Machado (que ainda vive), que estava acompanhado pelo Sargento Guilherme do Rosário. A segunda bomba explodiu 10 minutos depois na casa de força do Rio Centro.
O sargento morreu na hora. O Capitão, gravemente ferido, foi socorrido pela jovem Andréa Neves (irmã do ex-governador Aécio) e pelo seu namorado . Foram encontradas outras bombas intactas no veículo.
O show não foi interrompido. Com o atentado frustrado, as ações terroristas da direita, sim.

ER

MONTEIRO LOBATO

"Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez ao mundo teve início de outra maneira, mas já tantos sonhos se realizaram que não temos direito de duvidar de nenhum."

Monteiro Lobato - 129 anos

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Viver é perigoso com certa audácia.

CONTA GOTAS

1 - Coisas que a gente não entende: meses atrás, os petistas, inclusive Lula e Dilma, teciam louvores ao então candidato peemedebista ao governo de Minas, Hélio Costa. Capacidade administrativa, etc, etc. Sistematicamente circulam notícias na imprensa que o seu nome tem sido vetado para os mais diversos cargos do governo. Será que ele esqueceu tudo o que sabia ?

2 - Declarou o Dep.Paulo Teixeira (PT), lider do governo na câmara federal: 
"Uma vez que, comer sanduíches do Mc Donald´s, talvez o maior crime, não é proibido, o governo não poderia impedir também o plantio da maconha."
Segundo o deputado, o governo deveria autorizar a criação de cooperativas para o plantio e a distribuição da maconha.
Blog: Se esse é o líder ?

3 - Numa conversa rápida acontecida hoje, casualmente, com um antigo e respeitado político local, ele resumiu  a sua opinião sobre o anúncio oficial do PT (candidatura própria): Foi a maior varada nágua que vi na política itajubense. Ninguém anuncia rompimento com dois anos de antecedência. Só pode ser queda de braço interna no partido. Blog: faz sentido.

4 - Sempre foi assim. As grandes empresas locais não têm interesse na vinda de outras grandes empresas. Acontece naturalmente uma revoada de bons funcionários já treinados. Quem chega quer começar com um time bom e vai buscar craques onde? Acaba acontecendo um saudável reajuste de salários nos quadros. É a vida.

5 - Quando é o contrário todos criticam. Parece que ninguém tem reparado os dias maravilhosos que tem acontecido na terrinha. Friozinho pela manhã, calor suportável no meio do dia, tardes e anoitecer com leves chuvas, brisas e temperatura amena. De madrugada uma mantinha já é bem-vinda. Seria bom que olhássemos para o céu, que aliás está azul e agradecer. 

ER

O PERIGO DA INFLAÇÃO