quinta-feira, 17 de março de 2011

DESCOBERTA OU CONSTATAÇÃO ?


Deu na Folha de hoje:

Descoberto (onde? onde?) no Maranhão (lá mesmo), o maior dinossauro carnívoro do Brasil. O dino media até 14 metros. O seu nome correto é Oxalaia quilombensis.

ER

NÃO TEM PREÇO



A certeza que tenho que tudo ficará bem. O prazer indescritível de estar sentado em torno de uma mesa com toda a família. Ter os amigos perto do coração. Doce de abóbora com côco. O doce de figo em calda da Dna Edina. O arroz doce da Dna Helena. Pastel de carne com arroz. A corrida do João para um abraço. Tudo isso não tem preço.
Como também não tem preço ouvir Django Einhardt e Stepan Grapelli tocando juntos ou separados. A razão não sei, mas as músicas tocadas por eles me tocam o coração e simplesmente desmontam tudo.
Django (1910/1953), cigano belga, foi o maior guitarrista de jazz da história.
Grappelli (1908/1997), francês de Paris, foi o maior violinista de jazz da história.
Juntos tocaram na Banda Quintette du Hot Club de France.
Incendiaram as noites de Montmartre.
Ouçam "Begin to Beguine" do Cole Porter.

ER

FIRMANDO POSIÇÃO

Em reuniões internas, a Câmara Municipal de Itajubá já decidiu por 15 vereadores na próxima gestão, como já havia sido previsto no blog.
Mudança de posição.Passamos a acreditar que o melhor seria 17. Existiria a chance de um - ou dois - agir com independência com relação aos outros poderes. Quem sabe não seriam duas mulheres ?
E quanto as viagens ?
Quando adolescente jogava futebol no time de aspirantes do Estrela Azul, maravilhoso time de futebol do bairro da Avenida. O técnico-dono-gerente-massagista era o saudoso Sr. Ditinho Eusébio.
Como o time era fraco, durante as partidas sempre ouvia o Sr. Ditinho gritar (sua voz era fraquinha) do lado de fora do alambrado:
- 'Chutem para cima! Deem balão!'
E completava:
- 'Enquanto a bola estiver lá em cima não correremos riscos aqui embaixo!'
Deixem os vereadores viajarem (não fica tão caro). Enquanto eles... não teremos perigo aqui em baixo.

ER 

DESCULPEM A IGNORÂNCIA

Tenho acompanhado, como todo mundo, creio, a luta dos japoneses para superar os efeitos do desastre que assolou o país. Passaram o terremoto e o tsunami, deixando rastros de destruição que dificilmente serão apagados.
A questão do momento é a radiação nuclear. Tenho a curiosidade de comparar índices e pesquisar sobre o assunto, que poderá se repetir mais vezes em outras partes do planeta. E por que não no Brasil ?
Mas o que me deixou atônito e desanimado foram as cenas mostradas ontem pela TV, de helicópteros recolhendo água do mar e tentando despejá-la nos reatores buscando o seu resfriamento.
Perdão, mas senti a providência como uma tentativa patética.
Seria como apagar uma fogueira de quintal com baldes dágua.

ER 

ESQUECERAM DE MIM - 1

Caminhamos para 100 dias de governo Dilma. Não que a sua administração seja uma das maravilhas do mundo, mas estão praticando um arroz com feijão temperadinho.
Também é certo que manchetes sobre  guerras e desastres naturais estão colaborando para desviar a atenção.
E mais, se Dona Dilma, decorridos os 100 dias de governo, der bilhete azul para uns 3 ministros que estão vagando perdidos, ela se firmará de vez.
Mas reparem o importante: a zona sombria atravessada pelo ex-ídolo das multidões, Lula da Silva.
Se as coisas seguirem nesse rumo, logo o ex-metalúrgico poderá tomar seus aperitivos nos botequins de São Bernado, desfrutando agradáveis momentos com os "cumpanheiros", sem ser incomodado. Glória efêmera.
É questão de tempo.

ER

ESTÃO FRITOS COM "EL COMANDANTE"

RADIONOVELA DE VOLTA

Nos anos 50 a casa do meu Avô Jayme, na Boa Vista, era o ponto de encontro diário dos primos. A movimentação começava logo cedo e ia até a noite. O entra-e-sai da criançada só era interrompido das 14:00  às 16:00 horas. Período sagrado. Silêncio total no casarão. Era quando iam para o ar as novelas radiofônicas acompanhadas pela Tia Tereza.
Ai de alguém se ousasse caminhar fazendo barulho no assoalho de madeira. Conversas e risos, nem pensar.
Tia Tereza sentava na cadeira de balanço do Vô Jayme e, nervosamente com seu  tricot, não admitia o mínimo ruído. Estourar bola de chiclete Ping-Pong, era cadeira elétrica direto. 
Já minha prima Cida adorava e não perdia a radionovela "Jerônimo, o Herói do Sertão" às 18:30h.
Ontem, a rádio da Universidade Federal de São Carlos começou a transmitir a radionovela "Verdades Inventadas". Serão 35 capítulos e cada episódio terá a duração de 10 minutos (antigamente duravam mais).
Está sendo transmitida pela 95,3 FM para São Carlos e região às 8:00 horas, com reprise às 12:30 horas.
Os episódios podem ser ouvidos ou baixados pelo site da rádio da UFSCar(www.radio.ufscar.br).
As novelas começaram a ser transmitidas no País em 1942 e a famosa "O Direito de Nascer", do Dr. Albertinho Limonta, parou o Brasil (posteriormente foi encenada com grande sucesso na TV).  
Vou avisar a Tia Tereza.

ER 

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU

Seria por recomendação de um importante e conceituado oftalmologista local - que recentemente caiu de amores pela cor aplicada ao prédio -, que  a cerimônia de reinauguração do museu da cidade acontecerá no período noturno. Tal medida seria apenas por precaução.
O evento acontecerá no próximo sábado às 20:30 horas, com o sol já devidamente posto.
A população deverá gradativamente se acostumar com o possível impacto causado pela marcante cor utilizada.
Mesmo assim, recomenda-se que cada um leve o seu par apropriado de óculos.

ER 

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Cascatinha e Inhana

PERTO DO OSSO

Calma, o assunto é sério.
É verdade que a carne mais próxima do osso é mais saborosa.
Em primeiro lugar, como estão enterrados dentro da carne, o osso e seus contornos não ficam tão quentes nem cozinham tão rapidamente quanto as partes mais externas. Quando você grelha um T-bone steak, por exemplo, a carne perto do osso acaba mais crua do que o resto, e quanto mais crua a carne, mais suculenta e mais saborosa ela é.
Outro efeito vem da abundância de tendões e outros tecidos conectivos que ancoram a carne ao osso. A proteína colágeno nesses tecidos se degrada ao ser aquecida e vira gelatina, uma proteína muito mais macia. A gelatina tem ainda a propriedade de conseguir segurar quantidades enormes de água, cerca de dez vezes mais do que o seu próprio volume. Então, em geral, onde houver a maior quantidade de colágeno - e isso ocorre geralmente perto do osso -, a carne será tanto mais macia quanto mais suculenta.
O terceiro efeito de carne-perto-do-osso é mais evidente. Em determinados cortes, especialmente nas costelas e no carré, há uma porção de gordura perto do osso. Desse modo, quando ninguém estiver olhando e você estiver roendo um daqueles ossos, como D. João VI, não há como evitar comer uma grande dose de gordura. E para nosso incrível pesar e de nossas artérias, a gordura animal altamente saturada é deliciosa.

(O que Einstein disse ao cozinheiro - Robert Wolke)

Bom de comer e ruim de escrever e conversar. Sigo firme no propósito de me tornar um vegetariano. Já consigo me comportar como um deles, pelo menos, dois dias por semana.

ER


FRASE ABOBRINHA DO DIA

 
Todos os amigos do Senador dizem que ele é um homem que se fez sozinho. Ninguém quer assumir a responsabilidade.
 
Millor

MEU ÚLTIMO DESEJO


Maria Bethânia terá R$ 1,3 milhão para criar blog

O ministério da Cultura justificou nesta quarta-feira a aprovação de um projeto para  o site de poesia da cantora Maria Bethânia, que prevê captação de R$ 1,3 milhão pela Lei do Audiovisual.
Nesse caso, o projeto pode receber dinheiro de empresas por meio de renúncia fiscal, ou seja, o valor integral do patrocínio é abatido de imposto de renda devido.
Segundo o MinC, a "aprovação, que seguiu estritamente a legislação, não garante, apenas autoriza a captação de recursos junto à sociedade".
O projeto da cantora é o site O Mundo Precisa de Poesia, que teria um vídeo diário da cantora interpretando poemas. A direção dos vídeos seria de Andrucha Waddington.
A aprovação gerou polêmica.

(Observado pela Helem)

Obra prima do Noel Rosa.

ER

PEQUENA DIFERENÇA