terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NOITES DE SÃO BERNARDO

(blog Ricardo Setti)

SOB A LUZ DE VELAS


Vamos deixar ai pro Chico refletir, diante de tanta bobagem:

As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus.

Anônimo

Blog: Creio que o texto é do Arnaldo Jabor.

GRANDE HOMEM

Tomou o barco, em São Paulo, o Sr. Roberto Gama Duarte. A sua última fotografia foi tirada num almoço no apartamento do seu aluno Paulo Noronha, levado que foi pelo Wellington Etrusco. Moços de São Gonçalo do Sapucai.
Em janeiro de 74, quando conclui o curso de engenharia elétrica, não sabia no que gostaria de trabalhar. Sabia muito bem, no que não queria, graças as experiências de muitos estágios durante o curso.
Meio sem rumo, fui convidado pelo Paulo Noronha para trabalhar com ele na Abinee - SP.
Aceitei de imediato, pois não tinha muito a ver com  engenharia .
Maravilha: Trabalhava na mesma sala que o Wellington Etrusco e uma figura impar, que se tornou de pronto o meu guru para todos os seguimentos (creio que já exercícia essa função junto aos outros). Sr. Roberto Duarte.
Já lá vão 37 anos. Trabalhamos poucos anos juntos. Nos pensamentos, estivemos próximos a vida toda.
Extremamente humano, cultura vastíssima, memória admirável e firme posição política.
Divergimos políticamente uma só vez enquanto estivemos juntos. O tempo provou que eu estava errado. Fui Quércia para o Senado, contra o respeitável Carvalho Pinto.
Deu Quércia e o Brasil perdeu.
Muito alegre e um inteligente brincalhão. Cansou-se de me colocar em posições tipo "saia justa". divertia-se com isso.
Peguei-o de jeito uma vez (almoçávamos a semana toda juntos - ele, Wellington e eu). Ele detestava fígado. Um dia lhe enganei e coloquei no seu prato um bife de fígado à milanesa. Estava bem disfarçado, com uma cobertura grossa.
Durante o almoço, com ele contando uma de suas criativas histórias, cortou o bife sem olhar e levou um pedaço a boca.
Fez uma cara de bravo, colocou um guardanapo sobre a boca, levantou-se e retirou-se da mesa e do restaurante. Passou uns dias sem conversar comigo.
Lógico que vingou-se. Mas fica para outra.
Aprendi muito com o pessoal de São Gonçalo, mas muito mais com o Sr. Roberto Gama Duarte. 
Foi uma das melhores pessoas que conheci na vida.

ER

QUEBRADA A BARREIRA

Ouvido hoje na feira livre da Boa Vista:

- Ô cumpadre, que beleza ! Quer dizer que o nosso Prefeito em exercício, concordou em ir até a Rádio Futura dar uma entrevista para o Rodrigo Marques e mais, acompanhado de três secretários municipais. O Programa vai durar dias horas e qualquer pergunta poderá ser feita.

- É verdade. Só estranhei um pouco as condições impostas por ele.

- Uai, que condições ?

- Primeiro, o programa deverá ser realizado das 3:00 às 5:00 da manhã. Não poderá ser transmitido e nem gravado. Filmagens e Fotografias nem pensar. Concordou só com a presença do Rodrigo Marques, mais ninguém. Ah, ninguém poderá portar telefone celular. Um especialista da guarda municipal deverá fazer um rastreamento na sala antes da entrevista, prá mode evitar algum aparelhinho eletrõnico ligado.
Nada do discutido poderá ser publicado no Jornal Itajubá Notícias.

- Beleza! O Vice-Prefeito é outra coisa. Democrata e liberal nos extremos.

ER

FRASE DO DIA


"Livre, prural e investigativa a imprensa é imprescindível para a democracia num país como o nosso."

Dilma falando ontem.

Blog: Bom de se ouvir

ER

SUBINDO A SERRA

O GLOBO - O senhor tem usado bastante o Twitter para criticar e cobrar ações do governo Dilma. O que destacaria deste início de governo?

JOSÉ SERRA: O destaque é o estelionato eleitoral. Há quatro meses falavam em investir num monte de coisas, milhões de casas, milhões de creches, de quadras esportivas, de estradas, de ferrovias. A realidade é que está tudo parado, a herança maldita deixada por Lula é gigantesca em razão do descontrole dos gastos, dos maiores juros do mundo, da desindustrialização. A montagem do governo foi um festival de barganhas e, antes de terminar o segundo mês, ainda tivemos o bloqueio a um salário mínimo melhor, o escândalo de Furnas e a não apuração dos escândalos da Casa Civil. Não é à toa que a presidente fala pouco e nunca de improviso. O atual governo optou por fingir que nada disso é com ele.

O Globo

É DISCO QUE EU GOSTO



UNIVERSO NO TEU CORPO

Composição e interpretação de Taiguara. Música de 1970. Taiguara era uruguaio de Montevidéu, onde nasceu em 1945. Foi criado no Brasil. Teve muitos problemas com a ditadura, passando longos tempos fora do país. Tomou o barco com muita antecedência em 1996.
Lembrança:
No segundo ano de engenharia, em 1970, estavamos fazendo prova numa sala da "Codorna". Ainda não existia o Campus da Unifei. A turma estava dividida em duas salas.
Abri a prova e para variar não entendi nada. Estava naquela fase de nem dúvidas sentir. É um estágio mais avançado do que não saber.
Passei olhando alguns minutos para o infinito, fingindo buscar lembranças que nunca existiram.
Estava meio envergonhado de ser o primeiro a desistir.
Foi quando ouvi o primeiro verso desta música, berrado desafinadamente pelo Marcos Berti, que estava na sala ao lado (um dos caras mais inteligentes que conheci).
Não deixei nem a bola picar. Imediatamente entreguei a prova em branco. A adesão foi em massa.
Eu desisto!

ER

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE


Grete Stern

ABERTA TEMPORADA ELEITORAL

Erlich - El País de ontem - Em Itajubá também está sendo iniciada a temporada de caça ao eleitor, ainda que disfarçadamente. Por enquanto estamos na fase de queimar pré-candidatos.

ER

CARTAS QUE NÃO RECEBI - 8

Itajubá, 21 de fevereiro de 2011

Prezado meu ex-eleitor Zezinho Riera,

Escrevo-lhe para dizer que estou mas não estou. Tente me entender. Comecei dando sorte, pois hoje o dia começou uma hora mais cedo. Ganhei-a, graças ao fim do horário do verão, e não posso reclamar.
Cheguei todo animado para trabalhar, de carro oficial, é claro, e ao passar pelo hall de entrada, ao contrário das outras vezes, todos me cumprimentaram.
Surpresa! O homem saiu de férias, trancou a porta da sala e levou a chave. Estou alojado numa sala improvisada, mas grande e arejada.
Tive a agenda cheia hoje. Sabe como é: família, pessoal da igreja, a turma da Vila Rubens e os companheiros do partido.
Devia ter  espaçado mais as audiências. Prá amanhã e depois estou com muita disponibilidade.
Hoje o serviço de copa pecou muito. Por mais de uma vez, levantei-me e deixei a porta semi-encostada, para o pessoal me ver ao passar. Nada aconteceu. No período da tarde deixei a porta escancarada e a coisa melhorou.
Talvez apareça um jantar da CDL ou mesmo a posse de alguém no Batalhão para dar uma agitada na vida.
Estou comichando de vontade de ir até a Futura conceder uma entrevista para o Rodrigo Marques.
Se for, tenho certeza que o "pau vai comer no meu lombo" quando o homem voltar.
Para as outras rádios estou liberado. Dispensei-os do costume de enviar as perguntas com antecedência.
Um companheiro do partido sugeriu hoje, de modo tornar marcante a minha passagem pelo poder, alterar as mãos de direção da Rua Nova e Major Belo.
O que você acha ?

Abraço,

O Substituto

CAFÉ CHICRINHA PARA O MANÉ PATRÍCIO

"O médico, Manoel Morgado está em busca de patrocínio para percorrer, sobre esquis, os cerca de mil quilômetros que separam a costa antártica do Polo Sul, conquistado pelo norueguês Roald Amundsen em 14 de dezembro de 1911.
Se Morgado cumprir este trajeto, na companhia de outros dois experientes alpinistas, Irivan Burda e Marcelo Santos, ele e seus colegas se tornarão não só os primeiros brasileiros, mas também os primeiros latino-americanos a conseguir tal façanha. “Até hoje, menos de cem pessoas no mundo lograram caminhar até o Polo Sul sobre esquis, carregando por conta própria, em trenós, todo o alimento e equipamento necessário à viagem”, destaca Morgado. “Nenhum latino-americano fez isso até hoje.”
Pelos cálculos da equipe de montanhistas,  serão por volta de 50 dias de caminhada, andando em média 20 quilômetros por dia. "

Blog: Quem é da Boa Vista, conheceu ou ouviu falar do Mané Patrício. O maior andador que já apreceu por estas bandas. Era funcionário da Rede Mineira Viação. Homem sério que morava lá pelos lados da Vila Izabel.
Antigamente os moradores da Vila Rubens, da Vila Izabel e Capetinga iam para suas casas sempre passando pela Rua Miguel Braga. Era o caminho ideal para ver e ser visto.
Era uma beleza quando o Sr. Mané Patricio surgia na esquina do Café Hélio (hoje em frente ao Hotel Bramig). Vinha numa batida só, tipo "passo de ganso". Em três minutos estava virando a esquina da Padaria Boa Vista.
Cumprimentava todos com um ligeiro aceno de cabeça e não parava nunca, a não ser a uns 100 metros de sua casa para desacelerar. Se não tivesse essa precaução, passava direto.
Alguns moleques tentavam, correndo com velocidade, acompanhar os seus passos. Besteira. O homem era inalcançável e inseguível.
Se vivo fosse hoje, era homem de atingir o pólo sul com um ou dois dias.

ER 

ESPEREM E VERÃO