sábado, 29 de janeiro de 2011

SOB A LUZ DE VELAS

"Meu querido", escreveu Clementine ao seu marido Churchill:
 
"espero que você me perdoe se lhe digo algo que creio você deva saber. Um dos homens de sua equipe, e seu amigo dedicado, me procurou e disse que havia o risco de você perder o afeto de seus colegas e subordinados devido aos seus modos brutos, sarcásticos e autoritários". Ela acrescentou: "Irascibilidade e rudeza não lhe propiciarão os melhores resultados, e resultarão em que as pessoas próximas deixem de gostar de você, ou adotem uma mentalidade de escravos".
 
Clementine

AVANÇANDO PARA O PASSADO

Ganhei o meu primeiro relógio no natal de 1956, com 9 anos de idade. Era suiço de marca Tourist. Ainda está em alguma gaveta. Apanhei um pouco para consultá-lo, uma vez que tinha tracinhos no lugar dos números.
Usei-os constantemente até o início de 2010. Nunca mais. Desde então caminho livre, leve e solto. Não lembro de ter sido prejudicado ou prejudicado alguém face a sua ausência na minha vida, neste último ano.
A minha nova tentativa de abandono está sendo mais difícil. Telefone Celular.
Hoje completam exatamente 8 dias com o aparelho desligado. Confesso que está sendo difícil. Ando-me sentindo numa ilha deserta do Oceano Pacífico ou do Índico.
A sindrome de abstinência celular tem sido remediada pelo telefone fixo residencial. No caso de distanciamento da base da Felipe Pizzuto, pelo celular da Sonia.
Como dizem os frequentadores do AAA, cada dia tem sido uma conquista.
Anterior ao seu advento, sobrevivi sem ele por quase quarenta anos.
Só não estou gostando, de como estou sendo tratado: "Velho manioso".
Se eu afinar sobre o seu uso, assumo o compromisso de publicar no blog.
Sim. Eu posso !

ER  

CONSIDERANDO, É JUSTO


Lula recebeu ontem na Universidade de Viçosa o título de Dr. Honoris Causa.

De acordo com o Wikipédia

Honoris causa, abreviado como h.c., é uma locução latina (em português: "por causa de honra") usada em títulos honoríficos concedidos por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.
Historicamente um Doutor honoris causa (ou Doctor honoris causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional.

Considerando, foi justa a concessão do título. Nada a questionar.

ER

TOMOU O BARCO

GEORGIA GOMIDE

Elfried Helene Gomide Witecy, atriz paulista de 1937. Estreiou na TV em 1963. Faleceu hoje em São Paulo aos 73 anos. Foi nas novelas: Francesca, Aurora, Luiza, Gerda, Conceição, Joana, Tereza, Laura, Ludmila, Zuleika, Herotildes, Ana Paula, Donana, Bina, Débora, Ligia, Clotilde, Sofia, Heloisa, Angela, Clara, Roberta, Mirtes, Telma, Ana Terra, Helena, Angélica, Elvira, Denise, Luciana, Lucia, Carla, Zulima e outras.

ER 

MOÇO BONITO

JOÃO RIERA LIMA

Simplesmente João. Possivelmente o primeiro e único moço bonito a figurar no "Viver é Perigoso".
Paulista de Mogi Guaçu, nascido no mesmo dia que o Avô zelador.
Tem sido uma luta tentar convencer os seus pais, sobre o quanto seria interessante deixá-lo vir, já em 2010, estudar em Itajubá.
O vestibular de 2026 já está quase aí.

ER

BOLA NA COSTAS

Notícias dão conta que o rombo (o correto seria trocar o "m" pelo "u") no Banco Panamericano, do Sílvio Santos, não seria de R$ 2,5 bilhões, mas sim de R$ 4 bilhões.
O FGC - Fundo Garantidor de Crédito cobriu de imediato o "buraco" inicial, tomando como garantia bens do empresário.
Possivelmente após uma uma verificação mais apurada, chegou-se a conclusão que o "buraco era mais embaixo".
Não se esqueçam que a Caixa Econômica Federal entrou de sócia no buraco.
Segundo as boas normas bancárias ninguém entra sócio de alguém, sem apurada análise de números.
Deste a concretização do negócios, existem grandes questionamentos no ar.
Não consigo imaginar o Silvio Santos "por fora" desse rolo. Impossível ele não acompanhar a cabritada pastando na sua horta.
Logo vai aparecer um ex-diretor publicando um livro: "A verdadeira historia do Panamericano" ou mesmo, "Tudo por dinheiro".
Para variar, o prejuízo deverá ficar com a "viúva".

ER

APOSENTADORIA

(E mais dois anos eu me aposento!) - Erlich (El País)

MOÇA BONITA

ANNIE GIRARDOT

Anne Girardot, atriz francesa nascida em 1931. Uma das mais respeitadas atrizes da França. Trabalhou em mais de cem filmes. Ganhou dois "Cesar", o Oscar europeu.
Foi dirigida pelos grandes do cinema. Casou-se com Renato Salvatore, com quem trabalhou no filme "Rocco e Seus Irmãos". Tiveram uma filha, Giulia.
Salvatore faleceu em 1988. Hoje, com 79 anos, Annie acometida pelo mal de Alzheimer, encontra-se internada em uma clínica médica ao lado do irmão, portador do mesmo mal.

Moça bonita.

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Infante de nobre estirpe quando de seu treinamento de esgrima. Fotografia obtida nos primórdios da arte em Delfim Moreira. O fidalgo se tornou um estimado e participante cidadão Itajubense.
Aprimorou-se no campo médico, alcançando grande fama pela sua visão.

ER

NÃO DEU NO JORNAL

O primeiro compromisso dos jornais deve ser com os seus leitores. Hoje, a notícia tem vários meios para a sua divulgação. Não divulgar fatos compromete. Segundo George Orwell (1984 e a Revolução dos Bichos), jornalismo é a arte de noticiar alguma coisa contra a vontade de alguém.

ER 

O VELHO FMI