Translate

sábado, 24 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

3 comentários:

Walter Bianchi disse...

Zé, transcrevo um e-mail que recebi do meu amigo Simão Bottesi
Pensei em lhes falar...
Pensei em falar, para os amigos, uma mensagem que traga reflexão além de votos.
Assim, pensei em começar dizendo que temos três figuras que representam instituições caras para qualquer sociedade no mundo:Família, Escola e Igreja.
As três estão sendo, sistematicamente, desqualificadas em nossa sociedade.
Estatuto da Criança e Adolescente, "Lei da Palmada", Estatuto do Jovem, novelas, músicas, dentre outros trazem mensagens subliminares que questionam autoridade formal e são as ferramentas que contribuem, sobremaneira, para essa insanidade coletiva sob a égide das liberdades inalienáveis. Não existe na História da Humanidade sociedade que se desenvolveu ampliando-se direitos à revelia ou suplantando suas responsabilidades.
Pensei em ressaltar que, por intermédio da mãe e da professora, é que o cidadão de quatro anos começa a perceber, se posicionar e interagir com a sociedade a sua volta. Essas devem ser preservadas, em redomas imaculadas, até, e não desqualificadas, seja explicita ou subliminarmente.
Como diz uma sensata frase no Facebook de alguém muito perspicaz: "Prefiro infringir uma lei lhe dando agora palmadas do que ver você no futuro, infringindo Todo Código Penal!!" Exagero ou não é o que, lamentavelmente, vislumbro para nossas futuras gerações.
Pensei em falar que tenho procurado seguir minha consciência como pai, colega, amigo e cidadão: O que vejo, percebo e considero a nossa volta para alertar, criticar e expor. É minha forma de cumprir a Responsabilidade Social. Uso da formação que conquistei para retornar à sociedade dessa forma.
Parece que de anomia estamos evoluindo para uma abulia na percepção dos fenômenos no nosso entorno.
Neste particular, queridos amigos, meu desejo é que forcem, em 2012, a reflexão e a percepção, ainda que incipiente, dos fenômenos sociais nos quais estamos inseridos, entre os seus mais caros e os seus mais a volta próxima.
Pensei em exclamar que uma sociedade que se pressupõe livre e democrática não pode temer a ditadura do politicamente correto, não pode temer de perceber o contraditório, uma outra percepção e expô-la em seu genuíno e legítimo direito a expressão, também garantido constitucionalmente. Caso contrário se consubstancia e ganha amplos espaços o totalitarismo.
De sorte que devemos ansiar, muito em breve, de um espaço comum onde possamos dividir, falar sem medo, ouvir sem reservas para então, reverberarmos o que de melhor pudermos abstrair dessa interação.
Pensei em lhes desejar força, estímulo e temperança, pois devemos ser os referenciais éticos que a sociedade clama mas está perdendo. Se não tivermos a quem acudir em busca de liderança social, sejamos seus prepostos, seus substitutos imediatos. Filhos e próximos sempre buscam um exemplo entre nós, o que falamos reverbera-se nas famílias dos empregados domésticos, dos porteiros, dos frentistas, do padeiro, do jornaleiro, dos colegas de trabalho, enfim, uma miríade de silentes seguidores que nos aguardam um posicionamento discreto mais firme. Busquemos, então, o espaço para nos fortalecermos e atirarmos nossas dúvidas e angústias para serem depuradas e nos tonificarmos. Os mais jovens e próximos que nos atentam se beneficiarão e a sociedade, como um todo, ganha.
Por fim, pensei simplesmente em lhes desejar Boas Festas e um venturoso ano de 2012.
Jefferson
Ah! Em tempo: informei meu amigo que inseri no respectivo blog a seguinte frase do Papa Paulo VI, que veio à luz na década de 70 e que utilizo com frequência. Após cerca de 40 anos essa frase profética é uma luz muito forte sobre o caos social em que vivemos:

A FAMILIA É A PRIMEIRA ESCOLA DE VIRTUDES SOCIAIS, SE ELA FALHAR NINGUEM A SUBSTITUIRÁ.



Simão Bottesi

Anônimo disse...

Neste ano não "pintei" na terrinha...
Fizemos um Natal íntimo com direito a Missa Solene, jantar, simplicidade e muito afeto familiar.
Tudo que pedi a Deus.
Feliz Natal a todos por aí.
A...

Anônimo disse...

Feliz Natal a todos, e aos PTs desejo em especial que, mesmo forçadamente, arrumem uma maneira de pelo menos um venha a consiguir gerar emprego e renda.
E assim possa descansar em 2012, o incansável Caçador do Impossível.

Amigo do Caçador