Translate

domingo, 18 de dezembro de 2011

COMPLEXO DE VIRA - LATA

O maior cronista esportivo que o Brasil conheceu, o tricolor Nelson Rodrigues, dizia que antes de conquistar a Copa de 1958, em termos futebolísticos, o Brasil era um vira-lata entre as nações, e o brasileiro, um vira-lata entre os homens.
Independente da estratosférica distância que separa o futebol do Barcelona de qualquer time brasileiro, entendemos hoje  em Yokohama o que o Nelson Rodrigues escreveu.
Foi notória a demonstração de humildade dos jogadores santistas. Pediam desculpas, ou melhor, quase que perdão aos adversários por um simples esbarrão. Em determinados momentos, pressenti que os santistas iriam pular e amontoar com os barcelonistas quando das comemorações dos gols.
Pela fisionomia do Neymar e do Ganso, tudo o que sonhavam era conseguir tirar uma fotografia com os seus ídolos.
A televisão não mostrou, mas os craques santistas devem ter enchidos cadernos e mais cadernos com autógrafos dos espanhóis. Vão presentear a família toda, os vizinhos e amigos.
Se o alto-falante do estádio tivesse colocado, no intervalo, para tocar um bolero, quem sabe um '"Besame Mucho", não dúvidaria que o Muricy, educamente, convidaria o Guardiola para dançar coladinho. Muita admiração. 
Só um cartãozinho amarelo numa decisão de título mundial ! Foi muita delicadeza.
Dirão os analistas que o Santos sentiu falta do América Mineiro, do Avaí, do Fortaleza, do Corintians, com o que temos que concordar. Fizeram falta.
Voltando ao Nelson Rodrigues:
" - um colega jornalista babava na gravata. E o pior é que não havia, ali, à mão, um guardanapo. Eu ia adverti-lo, quando descobri que todos os outros jornalistas brasileiros faziam o mesmo. Percebi tudo: - perdido o jogo, deu no povo essa efervescente salivação. Repito: - pende do nosso lábio a baba elástica e bovina do subdesenvolvimento. E concluindo:
- Voltamos a ser vira-latas ! "

Caímos de quatro.

ER  

2 comentários:

Anônimo disse...

CARO E.R,futebol é um esporte coletivo onde desponta uma estrela e resto são as formiguinhas que concentram todas as jogadas para esta estrela.Este é o estilo do Barça que não tem pressa em resolver a partida e vai cozinhando o adversário até no ponto ideal e aí começa o seu jantar. virgilio

Anônimo disse...

É uma derrota para aprender mesmo e pararmos de uma vez por toda com esta onda de que temos o melhor futebol do mundo, aonde jogador demite técnico, jogador faz finta ou gol bonito vira ídolo, aonde pensamos que temos o melhor campeonato do mundo, aonde temos jogadores medianos como craques por pura mídia. Caiu de quatro mesmo para uma equipe de atletas que não fazem migué, não são malandros, não tem atleta preguiçoso em campo, que marca saída de bola ganhando o jogo e que conseguiu fazer de Daniel Alves hoje um jogador importantíssimo para este Barcelona sublime.
Uma aula não tão somente de futebol, mas de como se viver e portar profissionalmente neste mundo da bola tão marrento que é no nosso país.
Ainda acho que se os "vira-latas" chegassem junto tomariam de 8 e não 4.
Pois o Barça também não chegou junto, somente diminui espaços e botes no hora certa na marcação.
Quando a mentalidade profissional brasileira mudar, quem sabe seremos um belo Pastor alemão.
Se não concordarem basta olhar os os melhores jogadores ultimamente no Brasil: Tevez, Montillo, Conca, D'Alessandro.
Que perdure a Espanha, o Barcelona e até a Universidade do Chile - Campeã da Copa Sulamericana que de tão perto ( o chile é logo aqui) poderia ensinar a técnicos e atletas brasileiros como voltar a ser grande e termos um futebol que todos sonhamos em ver nos nossos clubes e principalmente a seleção bailando como antigamente em nossos campos e pelo mundo afora.
Só repetindo o que o Técnico Jorge Fossati disse : para ganhar do Barça, só se eles acordarem revirados por causa do Fuso ou quem sabe se jogarmos com uns 15 contra 11 deles.

Ass: Pagador de impostos