Translate

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CÓDIGO DE CONDUTA

Ainda hoje, sobretudo na montanhosa região norte da Albânia, o código de conduta Kanun de Lek Dukagjini ainda é seguido. É transmitido oralmente há mais de 500 anos. Compõe-se de doze livros que regulamentavam a vida albanesa - da família e trabalho às questões de honra.
Assassinatos por vingança ainda são comuns.
O código estabelece três casos nos quais uma família tem o direito a se vingar: se um parente for assassinado, se a mulher de alguém for violentada ou se um amigo for assassinado na casa de alguém. A lei da vingança e aplica a todos os varões da família do homicida, mesmo que ainda usem fraldas.
As vinganças não podem ser realizadas no interior da casa do homicida. Segundo o Kanun, "a casado albanês pertence a Deus e ao hóspede.
Moral da história: Calcula-se que mais de 140 famílias trazem os seus homens dentro de casa. Se sairem, morrem.
Para aliviar a barra, existe também a figura do "mediador de sangue" (bajraktari). São especialistas, normalmente idosos, que se esforçam para induzir a família de um assassinado  a se reconciliar com a do assassino. Dá trabalho mas é possível.
Para que a reconciliação seja válida, é preciso realizar o "banquete de sangue", na casa do chefe de família do assassino, com a participação de mediadores, parentes e amigos.
O ritual exige que bajraktari pique o dedo médio dos dois chefes de família, lance um punhado de açúcar sobre as gotas de sangue e veja que os dois envolvidos bebam o sangue um do outro.
É um acontecimento raro, muito embora, conste do artigo 122 do Kanun, que conceder trégua é um dever digno dos homens fortes.
Em tempo, a Albânia não está situada no fim do mundo. Está pertinho da Itália e da Grécia. 

(Dados FSP)

ER

Um comentário:

Anônimo disse...

Lugar ideal para o Prefeito ir morar.

Observador