Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2011

VIRAREMOS A MESA

Comentário recebido hoje de um dos nossos Anônimos

"Em Itajuba o Prefeito esta tirando o nome daquele que foi um dos melhores professores que a cidade já possuiu: Júlio dos Santos, para colocar de um que talvez nada tenha haver com educação. Dá para entender? "

Blog: Não sabemos se procede. Mas verdadeira a informação, teremos a obrigação de virar a mesa.
Prof. Júlio dos Santos foi um grande cidadão. Professor de história do Brasil e geral de meio mundo na terrinha. Um professor de história diferenciado, com comentários próprios e muitas vezes divergentes sobre os fatos relatados pelos livros.
ER

Edson,

Comentário do Roberto Lamoglia:
Não deu para entender se é o nome de uma rua ou de uma Escola Municipal, mas isto é o que menos interessa. Se prestaram esta homenagem ao Prof.Jùlio dos Santos, deve ter sido através de um ato oficial da Câmara, Prefeitura ou alguem com autoridade para faze-lo, em reconhecimento ao que o Prof. Julio dos Santos fez para mais de uma geração de jovens do saudoso Colégio de Itajubá, e põe saudoso nisto. Se a informação procede de fato, posso afirmar que ALEM DE SER UMA FALTA DE RESPEITO AO QUERIDO PROFESSOR É UMA ATITUDE IMPENSADA DE QUEM ESTÁ AUTORIZANDO. Itajubá, infelismente é uma cidade que não sabe preservar o PASSADO. Por isto é que o FUTURO da mesma é bastante sombrio.
Roberto Lamoglia

Comentário do Sebastião Riera

Primo Zezinho

Quem colocou o nome na escola fui eu quando vereador 1971/72. Foi um homem notável. Na época era legal colocar nome de pessoas vivas em logradouros, escolas etc. Disse-me, com sua característica humildade, que se sentia feliz com a homenagem, mas que não a merecia e oferecia aos docentes. Na mais pura verdade, creio eu, quem não merece são os alunos da escola verem trocar o nome daquele que honrou todos os professores, aos quais, na época, ofereceu a homenagem que recebeu.

Sebastião

5 comentários:

Roberto Lamoglia disse...

Edson, Não deu para entender se é
o nome de uma rua ou de uma Escola
Municipal, mas isto é o que menos
interessa. Se prestaram esta homenagem ao Prof.Jùlio dos Santos,
deve ter sido através de um ato
oficial da Câmara, Prefeitura ou
alguem com autoridade para faze-lo,
em reconhecimento ao que o Prof.
Julio dos Santos fez para mais de
uma geração de jovens do saudoso
Colégio de Itajubá, e põe saudoso
nisto. Se a informação procede de
fato, posso afirmar que ALEM DE SER
UMA FALTA DE RESPEITO AO QUERIDO
PROFESSOR É UMA ATITUDE IMPENSADA
DE QUEM ESTÁ AUTORIZANDO.
Itajubá, infelismente é uma cidade
que não sabe preservar o PASSADO.
Por isto é que o FUTURO da mesma é
bastante sombrio.
Abraços, Roberto Lamoglia

Anônimo disse...

Primo Zézinho,

Quem colocou o nome na escola fui eu quando vereador 1971/72.
Foi um homem notável. Na época era legal colocar nome de pessoas vivas em logradouros, escolas etc.
Disse-me, com sua característica humildade, que se sentia feliz com a homenagem, mas que não a merecia e oferecia aos docentes.
Na mais pura verdade, creio eu, quem não merece são os alunos da escola verem trocar o nome daquele que honrou todos os professores, aos quais, na época, ofereceu a
homenagem que recebeu.

Sebastião

Aldo disse...

Seu Júlio... Lembra-se de quando eu ficava conversando com ele enquanto você colava?
Não pode mudar nada. Que se mude o vereador que inventou isso...

Edson Riera disse...

Aldo,

Usei de subterfúgios didáticos (tucanaram a cola) em todas as matérias, exceto em história. Sempre gostei e tive além do Prof. Júlio e de sua filha Prof. Girce, um professor que viveu os fatos históricos: Virgilio Machado,que começa as conversas, dizendo: "Meninos, eu vi."

zelador

Aldo disse...

Virgilinho... O Virgilinho quando começamos a falar em Creta, em Roma antiga, na Babilônia, ela já aparta dizendo que estava lá. E estava mesmo . Comia romãs com César, cavalgava com Átila. Dizem até que ele é quem fornecia as pedras para a funda de Davi.Deve ser tudo verdade. Dizem alguns que o seu Júlio é quem foi aluno dele, mas isso acho que não, porque me lembro vagamente do contrário.
Zezinho, e se lembra quando o Sr. Júlio, quando falava mal do Pe Agostinho e D. Lourdinha e ela entrou no alto-falante pedindo que ele se limitasse aos assuntos da aula?