Translate

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SAGA MILIONÁRIA E TRAGÉDIAS GREGAS

Poderia ser a viva imagem da ruína da Grécia: uma anciã revolvendo as caixas de lixo em busca de roupa. Porém é mais do que isso: é a imagem da maldição dos Onassis, um sobrenome que lembra luxo e riqueza porém também desgraças, infelicidade, morte prematura. Porque essa senhora empobrecida é Olga Onassis, viuva de Georgios Onassis, braço direito e primo do armador Aristóteles.
Aos seus  90 anos, Olga Onassis apenas tem com o que viver. Sua ruina é consequência dos litígios com Athina Onassis, herdeira do império familiar, que em 2004 deixou de pagar  a Olga uma ajuda econômica. "Não recebo nada da família. Sobrevivo com uma pensão, agora reduzida a 300 euros por mês, devido a crise. Não posso cre no que aconteceu ao meu país", declarou a anciã a um tablóide alemão e reproduzido em Londres pelo The Daily Mail.
O diário alemão afirma que, apesar de suas penúrias econômicas, Olga ainda conserva "uma figura elegante". Talvez como a própria Grécia, grande nome da civilização ocidental no passado e agora convertida em pária na Europa.
O drama dessa mulher evoca as constantes tragédias desse sobrenome que herdou por casamento. O patriarca da família, Sócrates Onassis, se arruinou ao perder os negócios que tinha em Esmirna, uma região da Turquía que passou para Grécia na Primera Guerra Mundial e foi reocupada militarmente pelos turcos en 1922.
O jovem Aristóteles, decidiu emigrar para a Argentina para tratar do seu futuro.
Aristóteles Onassis tinha 21 anos quando chegou na Argentina num navio com passagem de terceira classe e começou a trabalhar lavando pratos em um  restaurante. Dois anos depois era milionário: negociando com tabaco. Logo se tornaria multimilionário com navios mercantes.
Casado em 1946 com a rica Athina Livanos, com a qual teve dois filhos, Alexander e  Christina, o casal se divorciou em 1960 devido a sua aventura com a famosa cantora de ópera María Callas. Conquistador compulsivo, Aristóteles acabou casando com Jacqueline Bouvier, a viúva do presidente John F. Kennedy.
Athina, que se casaría com o maior rival de Aristóteles nos negócios, acabaria suicidando em 1974. Um ano antes havia morrido Alexander, com somente 24 anos, em um acidente de aviação. Um ano depois morreria o próprio Aristóteles.
Essa cadeia de mortes condicionou a vida de Christina Onassis, que se casaria quatro vezes e se divorciaria outras quatro antes de morrer, com 37 anos. Sua filha Athina, fruto de seu último matrim caiu em mãos de um grupo de gregos e suiços.
Essa divisão provocou muitos questionamentos judiciais que alimentaram em Athina um sentimento anti-grego.
O montante da fortuna herdada por Athina sempre foi um mistério. Os problemas judiciais levaram a Athina Onassis a cortar os gastos em 2004 e entre eles, os 6.500 euros anuais enviados para Olga. Esta tentou se reunir com a jovem sobrinha -neta sem consegui-lo. Athina vive no Brasil com seu marido, o cavaleiro profissional Álvaro Miranda, em uma casa de mil metros quadrados pela qual pagou 6,2 millones de euros en 2003. Hoje,  Olga Onassis rebusca no lixo algo para proteger-se do frio.

El País

Nenhum comentário: