Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS VERMELHOS

Devido a curiosidade despertada nos leitores do blog. manifestada através dos comentários, segue ligeira informação sobre o PCdoB, com dados retirados do próprio site do partido.

"Fundado em 1922, o Partido Comunista do Brasil é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla PCdoB, e realçou sua marca revolucionária. Muito perseguido pelo regime militar, dirigiu a Guerrilha do Araguaia em 72-75. Ao fim da ditadura, alcançou a legalidade. Vive hoje uma das suas fases mais ricas.
O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários. . Procura aplicá-la criativamente à realidade do Brasil e desenvolvê-la sem cessar.
O princípio básico da organização do PCdoB é o centralismo democrático, que estimula a expressão das pessoas de forma livre e responsável para a construção das orientações partidárias sob um único centro dirigente e no qual as decisões tomadas são válidas para todos, subordinando o interesse individual ou da minoria ao do coletivo, ou da maioria. Assim, o Partido age como um todo uno, onde a unidade de ação é sua força.
Militar no Partido Comunista significa atuar organizadamente com outras pessoas que objetivam a transformação revolucionária da sociedade. Hoje significa retomar o processo revolucionário, inaugurado pela Comuna de Paris em 1871 e iniciado pela Revolução Russa de 1917 visando a superação sa sociedade capitalista. Significa, na atuação cotidiana, ter a perspectiva programática do socialismo - envolver o encadeamento de um conjunto de lutas políticas, econômicas e sociais que objetivam a substituição do capitalismo por uma forma superior de organização social."

ER


2 comentários:

Anônimo disse...

Ta na hora de criar um partido PGLS, com certeza ta crescendo e tem muitas perspectivas, olha se tivesse idade até que entrava nessa, imagine lancar aqui na terrinha, só com o pessoal que estão no armario ja dava pra ter uns 3 no legislativo, mais uns 3 secretarios e ai o bicho ia pegar!

Tucano Rosa

Anônimo disse...

Edson,

" O PCdoB guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin, e desenvolvida por outros revolucionários."

Isso já diz tudo sobre esse regime que não funcionou e nem vai funcionar nunca. Teoria-científica onde o fator de maior peso é o ser humano está fadada a ficar só na teoria. E como tal ( teoria ) é realmente uma maravilha. Até intelectuais como Chico Buarque, Oscar Niemeyr defendem a ideia-teoria. Mas, a prática ( dividir o que eles merecidamente conquistaram ) nem pensar .

Se fosse a melhor coisa do mundo a Rússia, os países do leste europeu e a nossa maravilhosa Cuba estariam numa situação melhor.

Querer defender o comunismo, socialismo etc acusando o capitalismo também não me parece ser sensato. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

O capitalismo nos moldes que temos hoje no mundo também não é a solução para todos os problemas, pelo contrário traz consigo muitos outros. Mas, é esse sistema que nos proporciona esse papo virtual.

O que seria de nós se o regime comunista tivesse vencido ?

Quando estive na Rússia fiz aquela pergunta que eu penso ser a dúvida de todas as pessoas do ocidente : O que é melhor ? O regime soviético ou esse da glanost ( transparência )- perestroika ( reconstrução ?

Resposta : hoje eles têm que lutar muito mais para sobreviver, mas existem muito mais oportunidades. Quem tiver vontade de trabalhar e lutar consegue muito mais do que um apto. de 60 m2 para se abrigar do frio, 4 kgs. de batata e outros de pão por semana.
Perderam sim com a educação e com a saúde. As grandes universidades soviéticas não mais existem. Hospitais Públicos são iguais os nossos. Os planos de saúde já dominam por lá também.

Enfim, o melhor regime ou partido não está somente nas palavras que o define.
No regime capitalista-tupiniquim-militar eu saí de Itajubá com uma mão na frente e a outra na testa procurando um emprego, logo que me formei. Trabalhei muitos anos numa multinacional " imperialista " onde lutei ( era para isso que eu recebia ) e tive todas as oportunidades para crescer. Cheguei no limite que é aquele que vc.postou outro dia - sobre os homens de negócio. Aí já não é mais somente o conhecimento que tem valor e peso. Mas, isso é só um detalhe.

Esse assunto vai longe. Podemos continuá-lo tomando um vinho aí, porque com certeza vai horas...

Um abraço.

Humberto.