Translate

terça-feira, 11 de outubro de 2011

LIVRO - PRESENTE DE AMIGO

DORMINDO COM O INIMIGO - A guerra secreta de Coco Chanel
Companhia das Letras - Hal Vaughan (361) páginas.

Disse André Malraux: "Deste século na França restarão três nomes: De Gaulle, Picasso (que viveu na França mas era espanhol) e Chanel.

De menina pobre internada num orfanato aos salões do mundo, tédio nunca existiu na vida da francesa Gabrielle Chasnel, logo de início corrigido para Gabrielle Chanel (mais sonoro) e depois com 19 anos, cantando em cabaret, adotou o Coco, que lhe fez famosa.

Jacqueline Kennedy estava usando um tailleur Chanel cor-de-rosa no dia em que seu marido foi assassinado em Dallas. Suas roupas eram quase uniforme para Jeanne Moreau, Romy Schneider e Elizabeth Taylor.
Sem falar no seu perfume Chanel nº5 criado em parceria com Ernest Beaux, seu amigo russo, químico e perfumista do antigo Czar.

Por que o nº5 ? Beaux apresentou para aprovação de Chanel várias formulações, numeradas de 1 a 5 e de 20 a 24. Foi a de nº 5 que a encantou,  e ela decidiu lançá-lo em 1921. (o frasco minimalista usado foi criação dela própria).

Marilyn Monroe dizia que vestia somente algumas gotas do nº 5 para dormir.

Falar do pretinho básico de Audrey Hepburn torna-se repetitivo.

Mas o interessante livro aborda de forma profunda a colaboração de Coco Chanel com o governo nazista, quando da ocupação da França na 2ª Guerra Mundial. Tema delicado que até hoje incomoda os franceses.
Bom de se ler.

ER 

Um comentário:

Saulo Caridade disse...

Zé, estava esperando um novo post desta serie para um comentário.

Recebi semana passada meu Kindle. è o modelo novo que a Amazon lançou a cerca de 15 dias.

Fiz o pedido dia 30/09 e recebi no dia 5/10 de manhã.

Ficou maravilhado com o equipamento e com as possibilidades daqwuilo que ele se propõe: Ler textos de livros, apenas isso.

Não é um teblet colorido cheio de "gadgets" e outras traquitanas. Serve "apenas" para se ler o texto , em preto e branco, como um livro .

A qualidade da tela, de e-ink (tinta eletrônica) é impressionante, não cansa pois não é retroiluminada.

Este leitor de e-books é o mais vendido atualmente e não há motivos para pensar que isso possa mudar. A Amazon, maior livraria do planeta, já vende mais livros eletrônico que livros tradicionais. É irreversivel.

Quem desejar mais informações sobre o Kindle e livros eletrônicos, acesse:

http://kindle.blog.br/