Translate

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INIMAGINÁVEL - 2

Estão acontecendo coisas no Brasil realmente inimagináveis.
Quem ousaria a pensar no fechamento (mesmo que temporário) das portas de um dos maiores (2º lugar) shoppings centers da América do Sul por decisão judicial ?
Pois é,  o shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista, decidiu não abrir suas portas hoje, quarta-feira (5), após a Justiça cassar ontem a liminar que permitia seu funcionamento.
Para se ter uma ideias, funcionam no CN mais de quatrocentas lojas e ele é frequentado diariamente por 80.000 pessoas, multidão que chega a 120.000 aos sábados e domingos
A Prefeitura de São Paulo afirmou que irIa interditar o estabelecimento “a qualquer momento” em razão da presença de gás metano na área.
O shopping foi construído sobre um antigo aterro que tem pontos de vazamento de gás metano - altamente inflamável
Desde abril de 2010 ,quando foi detetada a contaminação, a  Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) vem pedindo providências do Center Norte .
Desde então, alegou o município, eram solicitados estudos do Center Norte para determinar a existência e a extensão dessa contaminação”. Agora com os estudos finalmente entregues, foi constatada a presença de gás metano acima dos limites inferiores de explosividade e limites inferiores de inflamabilidade em 22 dos 29 poços subterrâneos instalados no subsolo do estabelecimento”.
Em nota, a direção do shopping afirmou que "concluirá, o mais rapidamente possível, as obras de implantação de todo o sistema de mitigação dos gases, com a instalação de 10 drenos, um a mais que o exigido pelo Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público e a Cetesb".
Questionamentos : Quais foram os órgãos que autorizaram a construção e funcionamento? Já conheciam os riscos causados pelo lixo? Por que demoraram 20 anos (de 1984 a 2004) para começar a exigir providências? O que fizeram nesses últimos sete anos, quando o problema já estava identificado?

Só como curiosidade: Onde eram localizados os lixões na terrinha ? O que está construido sobre eles ?

ER



Nenhum comentário: