Translate

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

GIRANDO NO MESMO LUGAR


Girar no mesmo lugar pode ser um grande negócio. É o caso do segmento de asas rotativas.

Deu na WebMinas:

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou ontem acordo de cooperação para somar esforços no desenvolvimento da indústria aeronáutica do Estado.
 Representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDCI), Ministério da Defesa (MD), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e da Helibras também assinaram o documento, que prevê a implantação do Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH) em Itajubá, no Sul de Minas.
A assinatura do acordo aconteceu durante o primeiro seminário sobre Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil, que tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a situação atual, o ambiente de negócios, os desafios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas na região.
 O seminário entra em consonância com o compromisso do Governo de Minas para a consolidação do Complexo Aeronáutico de Minas Gerais, sendo o município de Itajubá uma das vértices do Polo Aeroespacial.
O seminário permitiu mostrar o interesse de Minas em desenvolver os Polos Aeronáuticos, e que Itajubá seja referência internacional no desenvolvimento de asas rotativas – hélices comuns em helicópteros - e tecnologias e inovações estratégicas para o futuro do segmento.
Além de Itajubá, os polos irão abranger os municípios de Tupaciguara, no Triângulo Mineiro; Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e Goianá, na Zona da Mata.
“Minas está determinada a fazer da indústria aeronáutica a nova opção de sua economia. Não temos dúvidas de que a presença da Unifei e da Helibras em Itajubá traz a oportunidade de avançarmos rapidamente, e é importante que o Governo do Estado, juntamente como o governo federal, ampare as ações de pesquisa e também os investimentos necessários para consolidar esta nova vocação”, comentou Narcio Rodrigues.
Durante o seminário, o secretário falou ainda sobre a importância de que num futuro próximo seja possível nacionalizar a produção de aeronaves pela Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros. “Um helicóptero completamente brasileiro representa um passo gigantesco para que possamos ganhar competitividade e que o país possa estar num outro patamar no desenvolvimento cientifico/tecnológico. Este evento marca o nosso compromisso em patrocinar os estudos para viabilização do CTH”, finaliza.
O município de Itajubá ainda apresenta algumas peculiaridades e vantagens para o avanço do Complexo Aeronáutico, com presença de uma indústria sólida, como a Helibras e fornecedores locais, e também da Unifei, que tem o constante comprometimento com o desenvolvimento científico e tecnológico. O sucesso da implementação da tríplice hélice no município, entre indústria, academia e Governo, garantem que este desenvolvimento seja eficaz na região. O Governo de Minas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), financiará os estudos para o projeto executivo de implantação do CTH.

Blog: Terrinha feliz.Com certeza teve participação direta do Ado Mauad, do Prof. Renato Nunes e lógico, do Prefeito Municipal. Visão ampla do Governo de Minas.

ER 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que nada quem começou tudo isso foi o Chico prefeito o José Abel o Peter e o Otoboni.
Naturalmente co o apoio do José geraldo da AC e da Lucia do CDL mais a Gorete do Simmei e o Plinio da incubadora.
Tudo isso còm aval do meu deputado bilaquinho querido.
Na epoca só não foi pra frente porque o Chico resolveu por tudo na gaveta. Agora ta facinho!
O resto é conversa!
C&T