Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ADOÇANDO UM POUCO

Depois do arroz doce e do doce de abóbora com côco, não tem escapada: Assume posição o Crème Brulée francês, ou Leite creme português, ou Crema catalana espanhol, ou Crème anglaise. Podem chamar como quiser. È uma sobremesa imbatível.

O crème brulèe (creme queimado, em português) é uma sobremesa bastante simples. Trata-se apenas de de um creme inglês, crème anglaise para os íntimos, que é colocado numa travessinha rasa de louça refratária, assado em banho-maria, deixado esfriar e que, na hora de servir, recebe um açucar por cima que, ao ser queimado por um maçarico ou no forno, forma uma casquinha crocante.
Segundo Zé Hugo Celidônio, sua origem remonta ao século XVII. A referência mais antiga a ele é feita num livro editado em 1691, Le cuisinier royal, escrito pelo chef francês François Massialot. Os ingleses também reivindicam um passado importante, quando ele foi intriduzido na Universidade de Cambridge em 1860. Mas asseguram que num livro de 1677, The Complete Servant Maid, o brulèe já estava lá. 

"1 litro de creme de leite fresco, 8 gemas, 2 1/2 colheres de sopa de açucar e fava de baunilha raspada. -
Numa vasilha grande, bata as gemas junto com o açucar até bramquear. Bata de preferência à mão, para evitar que a mistura absorva muito ar e que, consequentemente, o creme venha a ficar com bolhas. É para ele ficar bem liso. Numa panela, leve o creme com raspa de baunilha ao fogo, até levantar fervura. Deixe descansar por cerca de 15 a 20 minutos. Então vá despejando a mistura de creme e baunilha, pouco a pouco, sobre as gemas, deixando incorporar delicadamente.
Use vasilhinhas de louça refratária, de preferência rasas, para ter maior superfície para queimar. Despeje a mistura nas vasilhas e coloque-as num tabuleiro em banho-maria com água quente, e leve ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos. O cozimento é muito importante: a parte central do creme já cozido, na vasilhinha, deve ter a consistência de gelatina, quando você balançá-la um pouco.
Retire as vasilhas do forno e deixe esfriar fora do tabuleiro (onde a água provocaria a continuação do cozimento) e deixe na geladeira até esfriar bem. Na hora de servir, polvilhe açúcar cristal e queime com maçarico ou então coloque no forno, desde que seu forno tenha queimador também na parte de cima. para servir, espere um minutinho, para que a camada de açúcar se solidifique, formando a crosta crocante, característica da receita.

(José Hugo Celidônio - Livro Histórias e Receitas)

ER

Nenhum comentário: