Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LAMBES - LAMBES

Natalie Portman
Está no MDig - Metamorfose Digital

Tempos atrás existia um golpe muito antigo aplicado por lambes-lambes que consistia em bater a porta das casas se apresentando como repórter fotográfico e que estava fotografando crianças bonitas para uma matéria de uma revista ou jornal. O método variava, mas o foco sempre se mantinhas nas crianças. Muitas mães nem titubeavam e permitiam o sujeito fotografar os pimpolhos. Dias depois o tal aparecia com um álbum maravilhoso que os pais não resistiam e terminavam por comprá-lo pelo décuplo do preço de um similar.
Isso aconteceu comigo. Minha esposa havia comentado o fato de que um fotógrafo fez algumas fotos das crianças, e como já conhecia a história, antes de criticá-la contei para ela como se desenrolaria. Naquele dia fui convidado gentilmente a dormir no sofá da sala. Dito e feito: dias depois cheguei em casa e lá estava no portão um sujeito de sorriso fácil e me chamando de "patrão". Nem dei atenção a minha esposa que queria porque queria comprar o álbum. Por verdade, nem olhei as fotografias para também não cair em tentação. Peguei o álbum e devolvi ao fotógrafo.
- "Mas tá baratinho patrão."
Grosseiro, cerrei a porta da garagem e deixei o tipo falando sozinho. Não adiantou muito, minutos depois ele tocava a campainha e pediu para falar comigo. Ai foi aquela ladainha: disse que aquele era seu trabalho, que meus filhos eram muito bonitos e por isso não entendia o porquê eu não queria as fotos, que teria que queimar todo o álbum se eu não comprasse, que era muita insensibilidade da minha parte...
Não arredei pé e disse inclusive que se ele precisasse de uma mão, eu mesmo rasgaria o álbum. Para encurtar a conversa... depois de muito escutar, pedi que fosse embora e não voltasse a minha casa novamente. Notando que havia perdido, baixou o preço pela metade, de bate-pronto eu disse que pagaria 1/3. Fechamos o negócio.
Quando por final lhe dei o cheque, ele ainda teve a ousadia de dizer:
- "Pô patrão, você é muito mão de vaca!".
Mas toda estas reminiscências servem ao princípio de dizer que os tempos mudaram e os golpes também. Esta semana quando folheava um jornal de grande circulação na cidade, passei os olhos pelas colunas sobre Sociedade e Eventos Sociais li uma nota que dava conta que um famoso fotógrafo estava no hotel tal para fotografar socialites e belas mulheres (barangas endinheiradas) do círculo social mais elevado da cidade. Uma pequena pesquisa sobre o tal fotógrafo permitiu saber que é um medíocre que tirou uma meia dúzia de fotos de uma ou outra famosa e estava se valendo do fato
Pois, ao que parece, o mesmo poderia acontecer no jet-set de Holywwod. O fotógrafo pagaria para fazer um ensaio com uma famosa e depois divulgaria estas fotos. Isca lançada, seria só esperar os peixões para se tornar o fotógrafo da moda e da vez.
Não sei se é este o caso do Michelangelo di Battista, muito provavelmente não. Battista, um fotógrafo londrino, já fotografou toda a fauna de celebridades femininas do mundo da música e do cinema. Seus fãs têm o costume de dizer que ele consegue imprimir um ar selvagem, sexy e sedutor as suas fotografadas. Não sei se é para tanto, afinal ele só fotografa mulher bonita. Queria ver o resultado de um ensaio com uma "tribufu" para saber se este talento continuaria existindo.

Metamorfose Digital

Nenhum comentário: