Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ZARATUSTRA

Trecho de escritos do Rubens Alves

Quando Zaratustra tinha 30 anos de idade deixou a sua casa e o lago de sua casa e subiu para as montanhas. Ali ele gozou do seu espírito e da sua solidão, e por dez anos não se cansou. Mas, por fim, uma mudança veio ao seu coração e, numa manhã, levantou-se de madrugada, colocou-se diante do sol, e assim lhe falou: Tu, grande estrela, que seria de tua felicidade se não houvesse aqueles para quem brilhas? Por dez anos tu vieste à minha caverna: tu te terias cansado de tua luz e de tua jornada, se eu, minha águia e minha serpente não estivéssemos à tua espera. Mas a cada manhã te esperávamos e tomávamos de ti o teu transbordamento, e te bendizíamos por isso.
Eis que estou cansado na minha sabedoria, como unia abelha que ajuntou muito mel; tenho necessidade de mãos estendidas que a recebam. Mas, para isso, eu tenho de descer às profundezas, como tu o fazes na noite e mergulhas no mar… Como tu, eu também devo descer…
Abençoa, pois, a taça que deseja esvaziar-se de novo…


Assim se inicia a saga de Zaratustra, com uma meditação sobre a felicidade.

A felicidade começa na solidão: uma taça que se deixa encher com a alegria que transborda do sol. Mas vem o tempo quando a taça se enche. Ela não mais pode conter aquilo que recebe. Deseja transbordar. Acontece assim com a abelha que não mais consegue segurar em si o mel que ajuntou; acontece com o seio, turgido de leite, que precisa da boca da criança que o esvazie. A felicidade solitária é dolorosa. Zaratustra percebe então que sua alma passa por uma metamorfose. Chegou a hora de uma alegria maior: a de compartilhar com os homens a felicidade que nele mora. Seus olhos procuram mãos estendidas que possam receber a sua riqueza. Zaratustra, o sábio, se transforma em mestre.
Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.

Rubens Alves



5 comentários:

Anônimo disse...

Meu mestre camarada, ensine aos seus da Radio Futura que ja estamos no limite com COPASA, VALONIA, VEREADOR ROBSOM, ZÉ MARIA, DR.JORGE, todo dia, toda semana, todo mes a mesma LADAINHA , pelo meus filhos lá não é IGREJA que falta de criatividade?

Anônimo disse...

É verdade. A pauta do Rodrigo Marques é a mesma só muda o nome pois o assunto continua o mesmo: pau no Jorrrrge.
Que ridiculo, que tragico e tem gente que ainda ouve. Alias as perguntas dos ouvintes também são sempre as mesmas.
Sera que não tem ninguem la de bom senso pra dar um toque neles?

Anônimo disse...

Existe uma grande verdade calada nas profundesas, este Rodrigo R.Marques não passa de uma grande farsa que em breve sucumbira nas noites escuras da apoteose, quem viver sabera e vera que de nada adiantou esbravejar pois o que vai sobrar são afagos falsos e dinheiro no bolso.

Anônimo disse...

Tião Riêra disse que vai fechar a Rádio Futura.
Disse que vai votar no Jorge para prefeito, pois a única maneira de judiar e vingar do doutor é deixando ele ccontinuar como Prefeito, e sem a rádio, continuar achando que é rei.

De olho

Anônimo disse...

Zézinho,
A postagem sobre Zaratustra, acompanhada dos comentários dos seguidores do blog, retrata de forma fiel o meio em que vivemos.
Analiso como uma grande preciosidade (Zaratustra) circundada pela pedra bruta (opiniões) que a eternidade havera de lapidar.

Amigo do K.....