Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PT LOCAL DESCONFORTÁVEL

O melhor da viagem são os planos e arrumação da mala. Da política, é imaginar cenários. 

Aparentemente o PT local se encontra numa situação desconfortável.
O Partido foi o maior responsável pela vitória do Prefeito Mouhallen nas últimas eleições. Com a indicação do Laudelino como Vice, acreditavam fazer um governo em conjunto, conseguindo ocupar cargos importantes e colocar em prática os projetos do partido.
Até aí tudo normal e previsível.
Ocuparam os cargos.
Não contavam com o velho e conhecido estilo jorgiano. Não tem espaço para ninguém. "O município sou eu".
Sufocados, alguns petistas mais influentes e preparados (e com outra opção de atividade) se afastaram. Delicadamente e sem tiroteio.
Também pelo estilo, permaneceu apoiando o Dr. Mouhallen, com unhas, dentes, sorrisos e orações, o caxambuense Laudelino. Com ele permaneceram encarapitados diversos petistas.
E agora?
Para o Dr. Mouhallen tudo continuaria como está, na campanha do próximo ano. Não se mexe em time que está ganhando (estaria?).
Mas não podemos esquecer do Dep. Ulisses. Escanteado pelo executivo local conseguiu, mesmo que "meio fora de hora", antecipar decisões e anunciar candidatura própria do partido no próximo pleito.
Deixaram o Vice-Prefeito com um pé na canoa do Mouhallen e outro na do PT.
O Dr. Mouhallen, por via das dúvidas, ensaia namoricos políticos com o PP e desenfreadamente busca, em dupla com o vereador filiado ao partido, o controle da legenda do PSDB. 
Desta vez ele não precisará mais do PT. Com certeza não lhe faltarão recursos. Terá  a máquina administrativa ao seu lado, bem como,  parte significativa da imprensa. Contra,  terá tão somente uma avalanche de denúncias (remédios, terrenos, shows, etc).
Restará ao PT, mesmo contrariando o Laudelino e os filiados encaixados na atual administração, lançar o único nome, em seu quadro local,  com chances reais de vencer a próxima eleição: Ulisses.
Se o Ulisses não aceitar a missão ?
O PT ainda poderá se compor com o PMDB indicando o Vice do Rodrigo.
Ah ! o Laudelino ? voltará a ser um bom vereador. Terá apenas a obrigação de romper com o prefeito antes de iniciar a campanha.

ER    

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia, Edson,

"Falta de oposição é fenômeno grave, porque nunca se sabe o que vai surgir. Se não há contestação, cruzam-se os braços e aceita-se o fato consumado que muitas vezes, no íntimo, se repele."


"Não nos é dado escolher de que maneira vamos morrer, nem quando. Só podemos resolver como é que vamos viver."
Importante esta tua análise. Gostaria apenas de contrapor que o PT não está desconfortável , tanto é verdade que um ano e meio antes da eleição já sinaliza seu quadro na sucessão de Itajubá , com a possibilidade de construção de candidatura própria e não rompimento com a atual administração em respeito ao acordo com a coligação . O caso mais concreto de que o PT caminha a passos largos com convicção do que quer para Itajubá e região foi o lançamento do Ulisses e Laudelino para deputado estadual. Para alguns estratégia, para outros um tiro no próprio pé e para outros ainda mostrou o nível de maturidade que o Partido atingiu. Mas conclusões a parte o que fica realmente é que se precisa dar um novo rumo na política administrativa de Itajubá. Não dá mais para conviver com desmandos, com falta de gestão, com a precariedade na aplicação de políticas publicas. E nisso tudo, concordo com o PT em romper com este governo , deixando claro que esta posição esta baseada na não aplicação do plano de governo discutido na coligação Juntos por Itajubá . Quanto ao dep. Ulisses penso que ainda não chegou sua vez de administrar Itajubá , mesmo sabendo das chances reais de vitoria , é um capital político valioso nos quadros do PT estadual , cujos interesses regionais estão na pauta . Quanto ao Laudelino espero que ele reveja sua posição histórica tanto no PT quanto na Igreja. Como ele mesmo sabe ambos são ferramentas de conquista da cidadania e de vida plena. A pergunta para ele seria: Estas ferramentas estão atendendo as estas finalidades ou estão sendo usadas para seu interesse próprio? Em relação ao PMDB não seria novidade nenhuma a coligação com o PT , até por que por orientação de ambos os partidos a nível nacional pede-se aliança com as legendas de base de sustentação da Presidenta Dilma . Se é o PT majoritário e PMDB ou vice e versa , somente a historia , a conjuntura e as vaidades pessoais é que vão determinar o quadro . Mas não tenho duvidas nenhuma de que esta coligação será vitoriosa se de fato acontecer. O POVO ITAJUBENSE E REGIÃO SÃO TEM A GANHAR .....

"Não nos é dado escolher de que maneira vamos morrer, nem quando. Só podemos resolver como é que vamos viver."