Translate

domingo, 7 de agosto de 2011

COM O CORAÇÃO NAS MÃOS

São 23:00 do domingo:

Deu no 247

Deverá ser uma segunda-feira sangrenta nos mercados de capitais. Na Ásia, todos os índices abriram com queda acentuada, superior a 1%. Em Israel, onde as bolsas funcionam no domingo, o tombo foi de quase 7%. Em artigo publicado no Financial Times (disponível nesta segunda), o economista Nouriel Roubini, profeta da crise, avisa que, desta vez, será impossível evitar uma recessão profunda no Hemisfério Norte, por uma razão simples: os governos quebraram.
É uma péssima notícia para quem investe em ações no Brasil. Neste ano, a BM&F Bovespa já caiu 22,24% e apresenta um dos piores desempenhos no mundo. Como o mercado brasileiro tem muita liquidez, é aqui que os investidores vendem seus papéis com rapidez para recuperar prejuízos em outras praças. Desde o dia 26 de julho, mais de US$ 5,6 trilhões evaporaram dos mercados de capitais.
A situação atual lembra a de outubro de 2008, quando os mercados derreteram na primeira etapa da crise. Depois disso, os governos salvaram os bancos, epicentro do problema, e os mercados voltaram a subir. Agora, com os governos quebrados nos Estados Unidos e na Europa não será simples repetir a mágica.

247

Blog: Principio de pânico na Rua Nova.

ER



Nenhum comentário: