Translate

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

25 DE AGOSTO - DIA DO MIOJO

Origem do macarrão

A famosa massa que muita gente imagina ter surgido na Itália, foi inventada pelos chineses há muitos séculos, nas províncias de Hennan e Heipei, perto do rio Amarelo.
É claro que não era a massa que conhecemos hoje. Em seu processo de evolução, seguiu da China para a Mongólia, Rússia, Coréia e Japão. Somente no século XII chegou a Itália, pelas mãos de Marco Polo. O macarrão, propriamente dito, surgiu no século XV e o espaguete apareceu por volta de 1820, com o desenvolvimento do tomate San Martuano, usado no preparo do molho.

O macarrão instantâneo (também conhecido como miojo e lámen) é um tipo de macarrão pré-cozido, que possui um pouco de óleo a ser preparado apenas com a adição de água fervente durante uns poucos minutos e um pacote de tempero pronto. 
Acredita-se que o primeiro macarrão instantâneo foi o E-fu, na China, do século XVI. Entretanto, o inventor do macarrão instantâneo de nossos dias foi Momofuku Ando, nascido em Taiwan em 1910 durante a ocupação japonesa. Apelidado de o "Rei dos Macarrões", Momofuku morreu em 05 de janeiro de 2007, aos 96 anos, em Osaka no Japão, em decorrência de uma crise cardíaca. "A paz está garantida quando não se está com fome", dizia Momofuku, que criou o famoso macarrão em 1958, pela empresa Nissin, que no Brasil em seus primeiros anos teve o nome Miojo, o qual se tornou sinônimo do produto. 
Seu baixo custo e sua facilidade de preparação tornam o macarrão instantâneo um alimento popular entre aqueles que não sabem cozinhar, estudantes e pessoas que vivem sós.
Atualmente o Miojo é considerado fonte sagrada de alimentação de seres conhecidos como "Estudantes-de-Universidade-Pública-que-moram-longe-dos-pais" que por seus dotes culinários incríveis, tomam o Miojo dos grandes Centros Capitalistas Malignos (também conhecidos como supermercados), às vezes até pagando por eles, para poderem ter a sua subsistência. Também é considerado salvação daqueles que torram a grana demais e ainda assim precisam comer pelo resto do mês. Ou também, pode ser considerado a comida da mulher rica, pois não sabendo cozinhar, ela utiliza do miojo como principal fonte de alimente, para elas é muito prático apenas 3 minutos no microondas, não precisam sujar pratos, quebrar a unha, etc. Os "Estudantes-de-Universidade-Pública-que-moram-longe-dos-pais" chegam até a organizar cultos, em que são trocadas receitas do seu alimento sagrado, para que possa haver uma certa "variação" no sabor.

Web

Blog: Quem de nós nunca encarou um miojinho básico ? O saboroso prato faz parte (três vezes por semana) da dieta alimentar de um famoso médico oftalmo da terrinha, com uma particularidade: O politizado Doutor, traça dois pacotinhos de cada vez (um talharin e outro yakisoba), um pacote de pomarola, cem gramas de queijo parmezão Santanata e dois pãezinho de sal da Massas Nosso Pão. 
Ah! e um generoso copo de vinho tinto suave.

ER 



3 comentários:

Aldo disse...

E não é bão? Um gorgonzola derretido no creme de leite, por cima, também vai bem. zezinho, você é um linguarudo...

Cambuinha disse...

Pressão Arterial: 250/150mmHg.

Aldoo disse...

Cambuinha agora é cardiologista... e dos bão!