Translate

domingo, 17 de julho de 2011

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

James Dean
James Byron Dean, simplesmente James Dean. Ator americano nascido em(Marion, Indiana, em 8 de Fevereiro de 1931. Tomou o barco (num acidente de carro) em Salinas, Califórnia, em 30 de Setembro de 1955). É considerado um ícone cultural, como a melhor personificação da rebeldia e angústias próprias da juventude da década de 1950.
Em 1949, Dean foi para Los Angeles, com a intenção de estudar arte dramática e morar com o pai e a madrasta. Abandonou a faculdade e foi para Nova York cursar o lendário Actor's Studio de Lee Strasberg. Para se manter em Nova York, trabalhou como garçom e cobrador de ônibus.
Em 1952, começou a fazer pequenas pontas na TV. Em 1953, encenou na Broadway a peça de Richard Wash "See the Jaguar". A peça foi um fracasso, mas James Dean chamou a atenção da critica. Encenou a Peça "O Imoralista", baseada na obra de André Gide, interpretando um homossexual. Com a peça ganhou o Tony Award de melhor ator do ano.
Em 1954, estrelou o filme de Elia Kazan, "A Leste do Éden" (Vidas Amargas, Brasil), baseado na obra de John Steinbeck.
Em 1954, conheceu a jovem estrela de O Cálice Sagrado, Pier Angeli, para muitos o grande amor de sua vida. Pier acabou casando-se com o cantor Vic Damone.  
Durante as gravações de "Assim caminha a Humanidade", Dean circulava com uma loura exuberante, Ursula Andress, que se tornaria a primeira Bond Girl.
Fora dos sets de filmagem, era conhecido por uma agitada vida social, fumava e bebia, e possuía um enorme fascínio por carros velozes e pela velocidade em si - paixão que lhe custou a vida.
No dia em que morreu, James Dean ainda esgotava ingressos com o seu primeiro filme. A consagração final chegou poucos dias após a sua morte, quando o filme "Juventude Transviada" chegou aos cinemas.
Recebeu duas indicações ao Oscar, postumamente. Em 1956, por Vidas amargas (a primeira indicação póstuma na história da premiação), e em 1957, por Assim caminha a humanidade, ambas por melhor ator. Ganhou dois prêmios do Globo de Ouro, em 1956 como melhor ator e, no ano seguinte, num prêmio especial que o consagrou como ator favorito do público.

ER (Web)

Nenhum comentário: