Translate

domingo, 24 de julho de 2011

O PAPEL MORAL DO JORNALISMO

Aldo Fornazieri - O Estado de São Paulo (trecho)

"...Nesse grave contexto de pardidez e de indiferenciação política, o que sobra é a imprensa como cumpridora da função da virtude cívica. O problema aqui não se resume ao cumprimento dos códigos de ética do jornalismo. Todos sabem que por detrás do jornalismo existem empresas privadas com seus interesses particulares. Para que a eficácia empresarial do lucro se realize o interesse da empresa precisa ser mediado pelo interesse do público no contexto da informação. Mas, no caso do jornalismo político, o interesse do público se confunde com o interesse público. Dada a existência das particularidades partidárias e da diversidade social, a imparcialidade da informação é condição de credibilidade do jornalismo político e de eficácia da empresa de mídia em seus objetivos. Quanto mais livre e pluralista for a imprensa, mais tendente será à imparcialidade, à independência, à objetividade e à responsabilidade, constrangida pelo princípio da concorrência. Uma empresa que fixar sua linha editorial no denuncismo e na parcialidade pagará seu preço, pois o consumidor da informação perceberá que ela distorce o conteúdo da realidade informada..."

Aldo Fornazieri
Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

3 comentários:

Anônimo disse...

Zelador pelo que observei o PSDB do Guadalupe esta em festa.
Lá, agora, quem tá mandando é o Doutor.

De Olho

Anônimo disse...

Por falar em moral camarada, fiquei sabendo que na terrinha como vc diz, onde alias tem muitos trairas de nascimento de carterinha enfim, que vc pulou do barco do PSDB !
Não sei pra onde vc vai na altura do campeonato mas me permita sugerir que vc prepare uma nova viagem com aquele onibus e aproveite pra levar a turma que vc citou do PSDB mais os grupos do Chico, Joel, Leandra pois é a unica maneira de purificar o PSDB de Itajubá.

Boa Viagem a todos, sem volta por favor!
PSDB (Nobre)

Anônimo disse...

MUito bom , finalmente o PSDB agora tera um porto seguro com o Doutor porque com os "engenheirozinhos" não deu não.....