Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TOMOU O BARCO


Dona Maria Stella

Duvido que exista alguém que nunca tenha consultado um dos livros de receitas da Dona Maria Stella.

Faleceu neste domingo (19), em Belo Horizonte, aos 94 anos, por falência múltipla de órgãos, Maria Stella Libânio Christo. Mãe do escritor e sociólogo Carlos Alberto Libânio, o Frei Betto, ela foi reconhecida como uma das grandes profissionais do ramo gastronômico do Estado. Durante sua carreira, publicou oito livros de culinária (entre eles o famoso Fogão de lenha – 300 anos de cozinha mineira), o que fez com que levasse pratos mineiros a diversos países.

Escreveu Frei Beto no seu livro "Comer como um Frade":

"Há quem me acuse de ter complexo de Édipo. Não é verdade. Não tenho complexo. Sou o próprio. A diferença é que, antes, Dona Estella era a mãe do filho. Depois do sucesso dos seus livros de culinária passei a seo o filho da Stella."

ER

7 comentários:

Célia Rennó disse...

Dona Stella escreveu também Fogãozinho de Lenha, com receitas para crianças. A ilustração é de Regina Rennó. Semanas atrás, presenteei duas meninas da sua rua com um exemplar do Fogãozinho.

Célia Rennó disse...

Dona Stella escreveu também Fogãozinho, para crianças, com receitas fáceis, na verdade, sem fogão ou facas. Coisinhas da infância. A ilustração é de Regina Rennó.

Edson Riera disse...

Célinha,

lembrei-me da participação da Regina no livro e estava rascunhando um post específico.

Onde você anda ? Estou quase como você. pensando em dar um tempo no blog.
Abraço
zezinho

Célia Rennó disse...

Ando devagar, porque já tive pressa... Zezinho, ando por aqui, só ouvindo e vendo as coisas.

Edson Riera disse...

Celinha,

Só apreciando e escutando. Quando chega na hora do vamos ver, a jornalista coloca nós todos no bolso. Na próxima não vou perder. Não participarei. Quando muito assistirei do beiral da ponte.

Tem outra: Já estou ficando cansado de dar com a cara na porta do seu blog.

abraço,

zezinho

abraço

Aldo Gonçalves disse...

Ela era mesmo uma artista. Ganhei esse livro de minha querida amiga Florinda Riera, conhece?

Célia Rennó disse...

Zezinho, a dona do blog mandou dizer que não tá. Aforando a brincadeira, dias tristes, de muita agonia por aqui. O fim da vida de meu pai está corroendo nossa alegria.