Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2011

QUASE TUDO EM BAIXA

Leitor Atento - Blog do Ricardo Setti

Como sociedade, temos realmente muito a melhorar e acho que as raízes de nosso problemas são, principalmente:

a) A baixa qualidade dos políticos: os candidatos são, geralmente, inadequados para os cargos que se candidatam. Temos então que escolher entre o mau, o ruim e o pior. Como escolher certo numa situação assim?

b) A baixa representatividade dos políticos: uma vez eleitos, esquecem as promessas de campanha, trocam de partidos ou passam a ter comportamentos inadequados, caracterizando uma verdadeira fraude eleitoral: nesse caso, como apeá-los do poder?

c) As instituições que defendem a cidadania são frouxas: quem ocupa um cargo que existe para fiscalizar, julgar, demitir, encarcerar — enfim, zelar pelo certo, pelo direito e proteger a sociedade dos maus políticos, não o faz. Não cumpre sua obrigação. Não merece o pagamento que recebe, mas fica por isso mesmo…

d) As leis que favorecem a impunidade: no crime comum já é notório, nos crimes de colarinho branco é mais fácil ainda obtê-la e, no caso dos políticos, tem o agravante adicional do “foro privilegiado”. Nesse último é que ninguém é condenado mesmo…

e) O sistema eleitoral: dizem que o povo não sabe votar, mas se esquecem que nosso sistema eleitoral permite a eleição de pessoas com pouquíssimos votos (“votação proporcional”), sendo “carregados” pelos candidatos populares (Tiririca levou Protógens Queiroz e mais dois outros candidatos de votação inexpressiva), ou a aberração de não ter nenhum voto (caso dos suplentes de senador). A situação é grave: observe que mais de 20% dos senadores em exercício atualmente não tiveram nenhum voto! Que compromisso têm com o eleitor?

f) O uso de cargos no governo como prêmio de consolação para os políticos defenestrados pelas urnas; o eleitor não consegue se livrar de certas figuras odientas, mesmo não votando nelas, pois o partido arranja um cargo público como um “prêmio de consolação” para colocar o derrotado e mantê-lo até a próxima eleição (exemplos: Ideli, Mercadante, Genoino, etc).

g) O baixo nível de instrução da população; baixa instrução = pouca leitura = pouca informação = pouca compreensão do mundo = facilidade de ser enrolado. É por esse mecanismo perverso que pessoas como Tiririca, Romário e outros são eleitos…e reeleitos!

O “sistema” todo é maléfico: é muita coisa para consertar. E, com o mau exemplo vindo de cima, diariamente sendo visto na TV, fica cada vez mais difícil pregar o bem no cotidiano.

Leitor Atento - Blog do Ricardo Setti



2 comentários:

Anônimo disse...

O “sistema” todo é maléfico: é muita coisa para consertar. E, com o mau exemplo vindo de cima, diariamente sendo visto na TV, fica cada vez mais difícil pregar o bem no cotidiano.
-----------------------------------
Conclusão:
CÂNCER NO BRASIL: Rede Globo
Bancos
Politicos

Verdade

Anônimo disse...

Um comentário brilhante que deveria ser um marco regulatório para uma moralização e um inicio de uma nova sociedade (de cima para baixo).
Pena que poucos adotam.
Pra que deixar de confundir, enrolar e levar vantagem ?
Até um tempo atrás sabiamos que Brasilia era o câncer, hoje eles conseguiram chegar a outros orgãos (cidades brasileiras em geral e os 3 poderes)