Translate

quinta-feira, 9 de junho de 2011

BURROS SENTIMENTAIS MÉDICOS - I

Falamos sempre na nossa Escola (hoje Unifei) e falamos muito pouco de outra nossa Escola, que é a Faculdade de Medicina de Itajubá. Fomos alertados pelo também "Burro Sentimental", Dr.Aldo Gonçalves.
Extraímos um trecho do livro "História da Medicina - Curiosidades e Fatos", de autoria do médico e professor, Dr. Lybio Martire Junior - Editora Astúrias.
Mas antes de falarmos sobre a nossa Escola de Medicina (será tratado num outro post), temos que falar do nosso Hospital,onde tudo começou.

Em 1960, Itajubá possuía apenas um hospital, a Santa Casa de Misericórdia, fundada em 1894. Em julho daquele ano chegou à cidade o jovem médico Rosemburgo Romano (nascido em Ponte Nova), formado na primeira turma da Faculdade de Medicina de Uberaba, que, unindo-se a outros médicos, fomentou a idéia da criação de um novo hospital.
Para por em prática a ambiciosa aspiração, em 1963, foi criada uma sociedade anônima denominada Hospital Itajubá Sociedade Anônima (HISA), cujo primeiro contrato social foi elaborado pelo Sr. Alberto Pereira Filho, como Sociedade em organização, tendo inicialmente como membros oito médicos da cidade, que eram, em ordem alfabética: Dr. Adílio Guimarães Dias, Dr. Basílio Pinto Filho, Dr. Erasmo Cardoso, Dr. Joaquim Lima Coelho, Dr. José Pinelli, Dr. José Sebastião Rezende Monti, Dr. Orlando Sanches e Dr. Rosemburgo Romano.
Dr. Adílio (sempre a Boa Vista) quis ceder seu casarão, hoje pertencente à receita estadual no bairro da Boa Vista, mas, o antigo imóvel, apesar de grande e imponente, seria pequeno para o que se pretendia, assim, foram criadas ações para serem vendidas à população, o que geraria os dividendos para a construção do futuro hospital.
Os primeiro impressos relativos às ações do HISA foram feitos sob a forma de crediário pelo Sr. Geraldo Teófilo de Oliveira (também da Boa Vista) , pai da Dra. Daisy Mara de Oliveira Valério, anestesista, tendo financiado, portanto, a verba inicial do futuro hospital.
Os papéis das ações começaram a ser vendidos, com grande aceitação pela população de Itajubá e também pelas populações de cidades vizinhas, que entenderam a importância do empreendimento para toda a região, arrecadando dinheiro suficiente para a construção do hospital.
As plantas do hospital foram feitas pelo eng. Joaquim Nogueira da Gama, engenheiro do DER, cel. Miranda, eng. do exército, com o auxílio de outros, como Dr. José Ernesto Coelho, que trouxe fotografias de um moderno hospital dos Estados Unidos que acabou influenciando a planta definitiva.
Ainda no ano de 1963, foi adquirida uma área de propriedade da Sra. Cândida Gonçalves Bustamante e de seu marido Sr. José Gomes Bustamante, em um morro, no local denominado Chácara das Moças, atualmente Morro Chic. O casal e seus filhos José, Antonio e Tereza Bustamante, prestaram grande colaboração ao projeto, posto que, o valor que a sociedade anônima não tinha para pagar, foi financiado à longo prazo, tendo sido completado o pagamento muitos anos depois. O espírito nobre da família Bustamante jamais cobrou a instituição, deixando-a livre para pagar como e quando pudesse. Mais tarde seriam adquiridas mais duas outras áreas acima e ao lado do hospital.
As obras do hospital tiveram início em 31 de dezembro 1963, estando presentes, entre outros, o padre Agostinho Picardi, pároco da cidade, Dr. Rosemburgo Romano, Dr. Orlando Sanches, Sr. Antonio Rieira, Sr. Sebastião Inocêncio Pereira, redator do jornal O Sul de Minas.
(observação: nosso querido Tio Antonio, da Padaria Boa Vista).
O prefeito na época era o Sr. José Maria Campos, mas, como a prefeitura estava em sérias dificuldades financeiras, o apoio restringiu-se apenas à aprovação da planta.
Só em 04 de maio de 1965, entretanto, com as obras já em andamento e contando já com mais de mil associados, é que foi lavrada uma Escritura Pública de Constituição da Sociedade Anônima Hospital Itajubá, até então nada estava oficializado, na qual consta um prédio em construção em terreno de 4.400m². A este ato estiveram presentes: Dr. Jerson Dias, Dr. Ítalo Mandolesi Filho, Dr. Joaquim Lima Coelho, Dr. Orlando Sanches, Dr. Rosemburgo Romano, Dr. Erasmo Cardoso, Dr. José Lourenço de Oliveira, Dr. Basílio Pinto Filho, Sr. Walter Mohallem, Sr. João Aldano da Silva, Sr. Roberto Benedito Andrade Carneiro, Sr.João Pinto Ribeiro, Sr. João Mauro de Morais (o nosso João Mauro - da Avenida) e Sr. Antonio Martins Riêra.
As ações continuaram a ser vendidas, havendo grande colaboração na divulgação, na venda e na aquisição, por parte de médicos, outros profissionais e de grande parcela da população, não apenas de Itajubá, mas também de cidades vizinhas como Pedralva, Carmo de Minas, São José do Alegre (aqui se destacam o apoio do Sr. Geraldo Daniel de Carvalho, Sr. Benedito Mendonça e Sr. José de Campos), Santa Rita do Sapucaí (sob a liderança do Dr. Elias Caláz), Piranguinho, Brazópolis, Paraisópolis, Conceição dos Ouros entre outros municípios, que compreenderam a importância do projeto para a região.
Não houve apoio do governo de Minas e então Rosemburgo Romano buscou apoio em São Paulo, do Sr. Laudo Natel, que se prontificou a ajudar, concedendo empréstimo através do Bradesco, banco do qual ele era acionista e fazendo apresentações a empresas de São Paulo que poderiam fornecer material hospitalar.
Em 1966 as obras do hospital estavam praticamente concluídas e a aparelhagem começou a ser adquirida gradativamente. A empresa White Martins também concedeu crédito especial através do Sr. Pinheiro que era seu representante na região e do Sr. Félix Bulhões, diretor proprietário da empresa.
O hospital mais tarde receberia o nome de Hospital Escola da FMIt.

Blog: Vendo o envolvimento de tantas pessoas de bem, não só da terrinha como de municípios vizinhos, temos que nos sentir envergonhados por participarmos de tantas dissensões e demonstrações diárias de falta de união. Geração onde cada um cuida do seu. Por que não podemos mirar nos exemplos dados? 

ER







13 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, e a ACIEI fica ai dando medalha didi pereira para os amiguinhos...fala serio!

Aldo disse...

Exatamente, e hoje parece que querem apagar da historia do nome do Dr. Rosemburgo Romano, fundador da escola de medicina que tantos bons médicos já deu ao Brasil.
Eu fui dos dos carregadores de tijolos la da faculdade de medicina, quando essa ainda funcionava onde hoje é o hospital escola.
O Dr. Rodolfo Cardoso me falou que quando fosse diretor da escola mandaria fazer um busto do Dr. Rosemburgo na frente da faculdade. Estou aguardando, pois sei que ele o fará.
Estou mandando esse texto do blog para meus colegas de turma, paraninfados por esse grande itajubense de Ubá, por 2 vezes prefeito, 2 vezes deputado federal e mais um punhado de coisas, sempre colocando Itajubá à frente.
Eu me orgulho de ter sido aluno, dirigido e ser amigo do Dr. Rosemburgo Romano.
E proponho, como disse, a mudança da Avenida Cesario Alvim para Rosemburgo Romano

Aldo disse...

Exatamente, e hoje parece que querem apagar da historia do nome do Dr. Rosemburgo Romano, fundador da escola de medicina que tantos bons médicos já deu ao Brasil.
Eu fui dos dos carregadores de tijolos la da faculdade de medicina, quando essa ainda funcionava onde hoje é o hospital escola.
O Dr. Rodolfo Cardoso me falou que quando fosse diretor da escola mandaria fazer um busto do Dr. Rosemburgo na frente da faculdade. Estou aguardando, pois sei que ele o fará.
Estou mandando esse texto do blog para meus colegas de turma, paraninfados por esse grande itajubense de Ubá, por 2 vezes prefeito, 2 vezes deputado federal e mais um punhado de coisas, sempre colocando Itajubá à frente.
Eu me orgulho de ter sido aluno, dirigido e ser amigo do Dr. Rosemburgo Romano.
E proponho, como disse, a mudança da Avenida Cesario Alvim para Rosemburgo Romano

Anônimo disse...

Pois é o Dr. Rosemburgo foi um grande prefeito.

Hoje continua ai fazendo suas caminhadas.

Porem NINGUEM o respeita, talvez depois que morrer vão fazer alguma homenagem na ACIEI, CDL, SIMMEI, PMI, etc...né Segio Vargas? né Dr. Assis ?

Anônimo disse...

Calma Dr. Aldo.

Nome de rua é só pra defunto.

Anônimo disse...

Nunca conheci uma pessoa mais cheia de amargura, ódio e rancor que Dr. Rosemburgo Romano.
Foi um dos fundadores do Hospital e da Faculdade de Medicina e merece nossa homenagem e aplausos.
Mas, se vive essa situaçao de afastamento é por sua única culpa e opção.
Ele jamais fez menção a outros que o ajudaram a fundar a Escola e Hospital, talve até mais que ele,motivo que lhe acarretou a situaçao em que vive.
É a vida.

De Olho 2.

Edson Riera disse...

De Olho 2
Conheço o Dr. Rosemburgo desde a sua chegada a Itajuba. Foi grande Prefeito na primeira gestão e o contrário na segunda. Nao o vejo como pessoa carregada de amargura, ódio e rancor. Pelo contrário. Sempre com planos e projetos e historias.
A terrinha lhe deve muito.
Pelo estilo reconheço que deve ter acumulado muitos inimigos no decorrer da vida.
Mas nao lhe tira o valor.
Zelador

Anônimo disse...

Dr. Rosemburgo é o nosso MALUF, ninguem fez mais que ele pode verificar!

Aldo Gonçalves disse...

E verdade. Nao consigo descobrir aqui quem fez mais que ele.
Rua e para defunto nada. Veja o BPS.

Aldo Gonçalves disse...

E relembrando o que o Zezinho d'Antena falou antes, o Laudo Natel, como governador de Sao Paulo ajudou a fundar a FMIt. E o diretorio tomou seu nome. Até que um xiita resolveu mudar para 8 de outubro, relembrando o movimento de guerrilha, que sua vez tinha o nome da data da morte do Che.
O ser humano é em geral uma besta, não?
E o clube itajubense, quem me conta o que está acontecendo... olha que acabo achando um vinculo nisso tudo. Impossivel? Verão.

Anônimo disse...

Por que não podemos mirar nos exemplos dados?

Sabe porque? A palavra induz o exemplo arrasta! Ultimamente a cidade ficou nas maãos de pessoas EGOISTAS, INDIVIDUALISTAS, PSICOPATAS, e vc pode observar que nos pontos chaves (Unifei, PMI,ACIE,CDL,OAB, FORUM, etc )só tem cobra criada, pessoas que não tem nenhum espirito de UNIÃO, EQUIPE, sentimento de fraternidade....gente do capeta..do mal...estão precisando REZAR, rezar não, ORAR, mas eles não sabem o que isso significa, infelizmente!

Ateu

Magda disse...

Conheço Dr. Rosemburgo Romano quando ele chegou à Itajubá...muito jovem, cheio de planos e projetos...eu era estudante da Faculdade de Filosofia, primeira turma... nos distanciamos pelas circustâncias da Vida mas sempre acompanhei suas vitórias e agora, fico decepcionada como seu grande valor não foi reconhecido por muitos da cidade que tanto lhe deve ...também passei por isto ! " EU O ADMIRO MUITO, DR.ROSEMBURGO ROMANO , pelo seus feitos, pelo o que você é !!!"

Edson Riera disse...

Magda,
Um abraço. Bonito o seu blog.Também tenho admiração pelo Dr. Rosemburgo.
Zelador