Translate

domingo, 8 de maio de 2011

REGRESSO DE UM SOLDADO DESCONHECIDO


Kenneth Bayne, 83 anos recebeu o temido aviso do Exército em 23 de março:  "Nós identificamos o corpo de seu irmão." Chegará em uma ou duas semanas ".
Com as guerras no Iraque e no Afeganistão, este tem sido um aviso comum para muitas famílias americanas nos últimos anos. A diferença, no caso de Kenneth, é que seu irmão, Robert Bayne herói de guerra, morreu aos 26 anos na Segunda Guerra Mundial, cruzando o rio Reno, perto de Mannheim, nos últimos meses de combates ferozes os nazistas. Havia quatro soldados do Exército americano na missão de alto risco. Três foram mortos. Apenas recuperaram os corpos dos dois. Um deles, o próprio Robert, permaneceu desconhecido por 66 anos. Ontem foi enterrado em Dundalk, Maryland.
Robert Bayne era arrimo de família e estava dispensado do serviço militar obrigatório. Alistou-se como voluntário, tendo sua  mãe  que assinar um documento autorizando.
Morreu de um ano depois, em 28 de março de 1945, em uma missão noturna de alto risco, para a qual se apresentou como voluntario.
Foi sepultado como soldado desconhecido no cemitério Draguinan, na França. Com os novos desenvolvimentos na identificação do DNA, o Pentágono reabriu o caso e identificou.
Foram mais de 74.000 soldados americanos desaparecidos na Europa na Segunda Guerra Mundial. O  Departamento da Defesa tem uma equipe de especialistas, para identificação dos prisioneiros de guerra e soldados desaparecidos em ação, com base no Havaí, onde trabalham 600 pessoas, buscando identificar centenas de corpos de muitos conflitos do passado, especialmente na Segunda Guerra Mundial, o Guerra da Coréia, da Guerra Fria e a Guerra do Vietnã.
Robert Bayne finalmente retornou para os EUA no dia 4 de maio. Ainda são vivos (com 83 anos) seus irmãos (gêmeos), Kenneth e Calvino. Ambos estavam no aeroporto Thurgood Marshall, em Baltimore, quando chegou o caixão coberto com a bandeira americana.
Calvin não conseguiu evitar a emoção e correu para beijar a bandeira. Eles esperaram por 66 anos a volta do irmão para casa.

(Deu no El País de hoje)

ER 

Nenhum comentário: