Translate

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA...

Na época da fotografia seu nome era Geraldo. Foi preso nesse dia pelo exército por fazer parte do movimento guerrilheiro do Araguaia
Foi companheiro de guerrilha dos irmãos e ex-alunos da Unifei, Jaime e Lúcio Petit, (desaparecidos na luta) e da irmã deles, Maria Lúcia, executada pelo exército. Sobreviveram da aventura no Araguaia,entre outros poucos, a itajubense Regilena Carvalho  e a santista Lúcia Regina, casadas respectivamente com o Jaime e o Lúcio.
Geraldo, ou melhor, José Genoino foi preso por uma patrulha do exército no dias 18 de abril de 1972. Tentou fugir, recebeu um tiro de raspão em um braço e foi recapturado. Foi muito torturado na selva. Posteriormente foi transferido para a prisão em Brasília. Ficou 5 anos preso, foi professor universitário, deputado federal e presidente do PT. Hoje é assessor especial do Ministério da Defesa.

José Genoino recebeu ontem, no Rio, a Medalha da Vitória - a primeira dada pelo Ministério da Defesa a um ex-guerrilheiro. Em pleno 8 de Maio, que pelo mundo afora é saudado como o fim da Segunda Guerra Mundial - em que se varreu da história o autoritarismo nazista -, o assessor especial de Nelson Jobim entrou numa lista de 284 pessoas agraciadas por terem contribuído para a democracia e a paz.

“O que o Brasil deseja fazer é um grande ajuste de contas com seu futuro. O Brasil não quer retaliar seu passado”, justificou Jobim, ao dar a medalha ao antigo adversário do regime militar, que nos anos 70 o desafiou integrando a Guerrilha do Araguaia.

O petista não esconde a surpresa com as viradas da História: “Olha, tem acontecido tanta coisa na minha vida e na história do Brasil que a gente só tem que acreditar no Brasil e no futuro, porque muita coisa surpreendente vem acontecendo positivamente”.

Blog: É um homem com história.

ER




9 comentários:

Aldo disse...

Conclusão: o exército não estava tão errado assim. Os genoinos da vida não eram tão genuinos. Mudaram os anseios, ou mostraram seus verdadeiros. Pena que não tombaram no Araguaia.

Aldo disse...

Continuo querendo saber quando vale detenção de 4 dias + danos morais (está na moda...) por ter sido covardemente humilhado por pessoas que olhavam feio para mim... Ó, traumas!...

Aldo disse...

Continuo querendo saber quando vale detenção de 4 dias + danos morais (está na moda...) por ter sido covardemente humilhado por pessoas que olhavam feio para mim... Ó, traumas!...

Anônimo disse...

Não admiro o PT, e venho cobrando há muito tempo de onde tiram tamanha fortuna para seu sustento e farra com o dinheiro Publico.
Mas negar, que o Jenuíno e outros colaboraram com a democracia seria ato de infeliz analise e ingratidão aos que deram sua juventude e ideário para a pátria.
José Dirceu é outro que não concordo com suas teses, mas é um homem honrado e de história, que paradoxalmente contribuiu e muito para a democracia, mesmo sendo socialista radical.

Vamos criticar, mas respeitar o que os que não admiramos tem de bom.

Caçador do Impossível.

Anônimo disse...

Jenuíno ler Genuíno.

Caçador do Impossível

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, Jose Dirceu horrado, historia?

Qualquer dia vamos ouvir dizer que Judas era o Cara, que Hitler foi gente boa, que o Arruda era santinho, que o Collor é um menininho, que a Zelia Cardoso é maravilhosa....que homem com homem ta certo, que ser gay é bom, SOCORRO os VALORES ESTÃO INDO PRO LIXOOOOOOOOOOO, pqp!

Camaleão

Edson Riera disse...

Anônimos,
Genuíno, vamos lá. Zé Dirceu nao da.Foi preso pelo congresso de Ibiuna. Foi trocado pelo Embaixador, indo para Cuba. Após plástica voltou e casou no Paraná !tocando uma butique. Só apareceu com a anistia. Genuíno ficou três anos no Araguaia e lutou pelo que acreditava. Nao concordo com nenhum deles. Mas e injusto comparar Genuíno, Dilma, Pimentel que passaram por torturae junto com outros. O o Zé Dirceu, que sempre foi mais vivo.
Zelador

Anônimo disse...

Prezados,

Se olharmos para dentro de nós vamos encontrar um pouco de cada um dos que tanto queremos afastar e condenar.
O pior, que se procurarmos as qualidades destes, por certo vamos encontrar algumas que não temos.
Judas por exemplo era o discipulo preferido de Jesus, e Cristo Filho único de Deus o tinha em bom conceito por suas qualidades. Os defeitos de Judas - Jesus Cristo- sabia que todos homens os tinha e têm.

Caçador do Impossível.

Anônimo disse...

É meu caro continua ai, caçando o IMPOSSIVEL, vai tentando, quem sabe, sai capeta.....

Ja estou com saudades do EB.Imagina com a tecnologia de hoje! Não precisava nem jogar no mar!

R-5