Translate

domingo, 1 de maio de 2011

LEMBRANÇAS DO PACATITO

Frase que existiu durante muito tempo pintada, com letras enormes, ocupando todo um muro nas proximidades do Clube XVI de Julho no Pacatito.

"O TRABALHO ENOBRECE O HOMEM"

Na época o zelador era moleque (há centenas de anos) e estudava no Grupo Escolar Barão do Rio Branco, indo para as aulas no trenzinho da FI, voltando na hora do almoço no ônibus azul e vermelho da empresa AVI - Auto Viação Itajubá, também apelidado na época, de "gostosão". Linha Pacatito - Boa Vista, com ponto final em frente ao Bar Caçador.

Nunca admirei a frase atribuida a Max Weber.

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

O coração precisa encher-se de alegrias ou de dores. Tanto umas como outras o alimentam. O que este órgão não pode suportar é o vácuo.

Alphonse Karr

A...

Wartão disse...

Trabalho e sacrifício são duas palavras que a nossa sociedade em geral, considera muito próximas em significado. Exceções são casos em que algumas pessoas conseguem unir trabalho e prazer.
Contudo, há os que insistem numa carreira que não corresponde à sua vocação por orgulho, porque conquistaram uma posição social que não desejam perder. Neste caso sofrem, não pelo trabalho em si mas porque, no fundo, não desejam efetuar mudanças que poderiam conduzir a uma vida mais satisfatória.A aparência de constante cansaço e preocupação é valorizada, hoje em dia, como sinônimo de produtividade e eficiência. É como se as pessoas só pudessem realizar-se profissionalmente abdicando do lazer e da convivência com a família e os amigos, adquirindo hipertensão e problemas cardíacos, deixando de fazer o que gostam, e assim por diante.
O corre-corre do mundo moderno cria uma ilusão de bom funcionamento, uma falsa impressão de eficiência, mas de fato não passa mesmo de um corre-corre, e só!
E seria até divertido, se não mandasse gente para o médico e para o hospital, e para o necrotério mais cedo que o previsto, se não roubasse tempo dos filhos, se não impedisse a proximidade reconfortante com a Natureza e, sobretudo o contato consigo mesmo.
Tudo trabalha no Universo.
O micróbio, a planta, o peixe, o vento, a chuva. Por que é que só o homem fica doente ou se mata de trabalhar.
Essa é a pergunta que fica e é muito dificil de responder.

Anônimo disse...

Waltão,
Texto brilhante mesmo que para o entendimento de poucos.

Silva.