Translate

terça-feira, 24 de maio de 2011

CANTINHO DA SALA


Paul Cezanne

Post do Walter Bianchi

Em 2011, celebram-se 172 anos de nascimento de Paul Cézanne, um dos principais pintores do pós-impressionismo, do qual fazem parte grandes nomes, como Manet. Cézanne nasceu na França em janeiro de 1839, na cidade de Aix-la-Provence, e faleceu lá mesmo, em 1906, aos 67 anos, vítima de pneumonia. Aix en Provence situa-se no Sul da França, próximo de Avignon, a menos de 30 minutos do aeroporto de Marselha, Provença, e a 15 minutos da Estação de Aix-en-Provence TGV (Ligações directas Aix/Paris em 3 horas)e a trinta minutos de Marselha, de Arles ou das praias do Mediterrâneo. É uma cidade linda, capital histórica da Provença, cidade universitária, cidade de arte com um património arquitetonico extremamente rico. Aix-en-Provence é perfeita para se viver e descontrair. Eu e a minha esposa Lidia, tivemos a oportunidade de visitá-la e recomendo a quem quiser ir, porque vale a pena.Seus cafés, bares e museus, especialmente o de Cezanne, seu atelier e outros lugares onde ele frequentou e viveu sãoimperdíveis. As obras de Cezanne, no início, tendiam ao tom de preto, provavelmente devido a sua natureza um tanto deprimida. Com o tempo, acabou se tornando um pintor impressionista e, no final de sua vida, seria um dos líderes do movimento Pós-Impressionista, que se caracterizava por formas simples para representar a natureza, baseado em formas geométricas, na bidimensionalidade e no uso de poucas cores, vivas. Inspirados em seus trabalhos, futuros pintores, como Pablo Picasso, dariam origem ao cubismo, uma derivação natural do foco em formas geométricas.

Walter Bianchi ( Comentários retirados, em parte, do Google.)

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossos parabéns a Caxambu, escolhida pelo MEC como sede do consórcio da Superuniversidade, que reúne Unifal-Unifei-UFJF-Ufla-UFSJ-Ufop-e-UFV.

Só pra registrar: UNIFEIIIIIII !

Caxambuuuuuuuuuuuu !

Fala serio.

Anônimo disse...

O negocio mesmo é POUSDO ALEGRE:

O consórcio das sete universidades do Sul e Sudeste de Minas Gerais, conhecido como Superuniversidade do Sudeste, agora tem o que precisava para se consolidar: dinheiro e endereço próprio. O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, confirmou ontem, conforme o Estado de Minas havia antecipado no início do mês, a liberação de R$ 20 milhões para a formação do consórcio e revelou que a sede da entidade e do Centro de Pesquisa e Inovação será instalada em um prédio da União em Caxambu, no Sul de Minas. Com isso, a cidade se tornará um novo polo de desenvolvimento cultural, econômico e de pesquisa em Minas.

O anúncio foi feito durante a abertura do I Fórum de Integração Universitária da Universidade Federal de Lavras (Ufla), que teve início ontem e se estende até domingo. A solenidade marcou também o encontro dos reitores das instituições de ensino superior que integram o consórcio: universidades federais de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (UFLA), de São João del-Rei (UFSJ), de Ouro Preto (Ufop) e de Viçosa (UFV). Ao todo, as escolas reúnem 3,5 mil professores e 4 mil técnicos administrativos, que atendem a 41 mil alunos de graduação e 5,3 mil de pós-graduação.

No conjunto, as sete instituições têm câmpus em 17 municípios do Sudeste de Minas Gerais e atendem a polos de educação a distância em 55 cidades. Com a integração, pelo menos 815 bolsas de mobilidade acadêmica serão oferecidas a alunos, professores e servidores. A junção das instituições prevê ainda a criação do Corredor Cultural, ambiente que permitirá o intercâmbio de grupos, manifestações e projetos culturais entre as universidades.

“Há cerca de 20 dias, os reitores nos entregaram, em Brasília, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que traça as diretrizes do consórcio. Analisamos a proposta com o ministro Fernando Haddad, que concordou em alocar os recursos. Na ocasião, eles também nos informaram a decisão de instalar a sede do consórcio em Caxambu”, afirmou Luiz Carlos Costa.

Segundo ele, o MEC já autorizou os reitores a dar continuidade às ações para apropriação do imóvel. “Depois de tudo acertado, abriremos licitação para reforma e adequação das instalações, onde teremos uma estrutura administrativa e também laboratórios de pesquisa com um câmpus de excelência internacional. A decisão de ter um espaço fora das cidades do consórcio partiu dos próprios reitores”, confirmou o secretário.

Para ele, a confirmação dos recursos e do endereço para o consórcio foi um passo decisivo para a consolidação da Superuniverdade. “As instituições continuam autônomas e independentes. O que estamos fazendo é otimizar as ações e atividades que serão feitas em conjunto, passando de um patamar de competição para um processo de cooperação”, afirmou.

E ai Reitor querido Professor Doutor Mestre Magnifico Renato Nunes, onde andas?

Fala serio

Anônimo disse...

O pessoal da Unifei, nada a ver CAXAMBÚ ?

Cade a Cidade Universitaria, o Polo Cientifico e Tecnologico, o ParcTEc,a união.....

É mais um sinal de desprestigio mesmo...quero ver a conversinha do Reitor?

A unica justificativa é que o nosso VICE é de Caxambú, mais nada!

Itajubense

Aldo disse...

Muito lógico, gente. Agora vai todo mundo tomar água da fonte do Venâncio. Com essa liberação gay geral, como cartilha gay, beijos gay , etc... o MEC entrou na jogada. Não colocou Caxambu. Colocou a Fonte do Venâncio...
quem não entendeu nada, pergunte aos Caxambuenses, ou Caxambucanos...

Anônimo disse...

Mas que os caxambuenses nos caxambaram , caxambaram e bem!