Translate

terça-feira, 17 de maio de 2011

ATENTOS A TUDO E A NADA

INFOXICATION

Lembre-se quando o mundo era (ligeiramente) mais silenciosos. Só existiam alguns canais de TV. Cartas cuidadosamente escritas à mão levavam dias ou semanas para chegar aos destinatários. O Jornal contava o que tinha acontecido ontem. E encontrávamos os amigos de vez em quando ao redor da mesa de um bar.
Agora, no entanto, vivemos no meio de uma avalanche.
A aceleração da tecnologia fez com que as informações sejam lançadas sem piedade e em todas as direções. O contato com os outros torna-se constante e instantâneo graças ao telefone celular, e-mail e redes sociais.
Nós viámos o mundo através da janela. Agora milhares de janelas simultâneas colocam o mundo em nosso computador.
Esta nova forma de existência, tem suas vantagens, é claro, mas também desvantagens. Stress, ansiedade pela informação, confusão, superficialidade, ou falta de atenção, são algumas delas.
"Infoxication" chama-lhe o físico Alfons Cornell, fundador da consultoria sobre as novas tendências. Um neologismo que combina as informações e intoxicação. Ocorre quando a informação recebida é muito maior do que somos capazes de processar, com consequências negativas.
Você ainda não terminou digerir algo e já está envolvido em uma outra coisa. Diz Cornell: "o fluxo constante de informação leva você a não tratar todas as informações com profundidade". 
As Informações saltam de um lugar para outro, como pulgas em um cobertor.
Na Espanha enviam-se 563.000 mil e-mails por dia, sendo que cada espanhol recebe 23 emails diariamente. Sem mencionar o que desliza através de redes sociais como Facebook e Twitter.
De acordo com a Associação para Pesquisa de Comunicação de Massa (AIMC), 37% dos espanhóis estão conectado entre 10 e 30 horas por semana. 9% a mais de sessenta horas. E tudo isso deixa a mente cansada.
O psicólogo David Lewis desenvolveu o conceito de Síndrome de Fadiga da Informação, no seu relatório "Morrendo de informação?", preparado para a Reuters. Ela ocorre em pessoas que têm de lidar com toneladas de informações em livros, jornais, fax, e-mails, etc, e, de acordo com Lewis, provoca paralisia da capacidade analítica, ansiedade e dúvida, e leva a más decisões e conclusões erradas.
A superficialidade é uma das possíveis consequências do tumulto atual. A capacidade de se concentrar na leitura de textos longos está diminuindo. A causa: atividades multitarefa, como estar atento tanto para a web, twitter, telefone, skype, facebook ...
A Internet estimula-nos a olhar para o curto e rápido e nos afasta da possibilidade de concentrar em uma coisa.
É a multitarefa, instigada pelo uso da Internet, que nos impede de pensamentos que exigem reflexão e contemplação, que não só nos desumaniza um pouco, mas uniformiza todos nós. 
"Devemos escolher boas fontes de informação.
Boas informações, desinfoxica.

El País





Nenhum comentário: