Translate

sexta-feira, 22 de abril de 2011

VIGIANDO A PLANTAÇÃO

Deu na Folha

Brasil, Bolívia e EUA devem assinar dentro de um mês um acordo para monitorar em conjunto o plantio da coca em território boliviano, um recuo de La Paz na rejeição à participação americana na vigilância antidrogas.
O Brasil trabalhava para incluir os EUA em um pacto trilateral dessa natureza há anos. A tarefa é polêmica, dada a desconfiança da Bolívia contra Washington.
A agência antidrogas americana (DEA) foi expulsa da Bolívia em 2008, acusada de espionagem e apoio à oposição ao presidente Evo Morales. Washington manteve alguma cooperação por meio de assistência financeira, mas o volume dos aportes vem caindo.
Negociadores brasileiros sabem que o Brasil será usado como espécie de "garantia" aos bolivianos contra os americanos.
Acreditam porém que o risco de conflito vale a pena para contar com suporte político e financeiro americano em um país cuja política antidrogas, vista como leniente, é questionada internacionalmente.
Segundo rascunho do memorando tripartite, ao qual a Folha teve acesso, os EUA fornecerão equipamento de GPS e aparelhos de medição a laser e treinarão seus operadores. Terão acesso a todas as imagens de monitoramento remoto.
O Brasil oferecerá "imagens [de satélite] e capacitação", além de fundos de valor não revelado.
Morales descartou receber de volta agentes da DEA, no entanto. Segundo envolvidos nas negociações, seu governo continua dividido a respeito do tratado tripartite.
A intenção do Brasil é deixar o esforço cada vez mais regional. Pretende também trazer o Peru para a cooperação no futuro.

Folha



Nenhum comentário: