Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2011

MAIS REAL IMPOSSÍVEL

Deu na revista britânica The Economist desta semana:

Situação dos Tucanos (políticos) no Brasil

O PSDB precisa resolver suas disputas internas e descobrir um novo discurso que o diferencie mais do PT se quiser se manter como a principal força de oposição e reconquistar um dia a Presidência do Brasil.
"O PSDB ainda é o maior partido de oposição do Brasil, mas nas últimas três eleições perdeu assentos de maneira constante em ambas as casas do Congresso".
A revista observa que a próxima eleição presidencial ocorre apenas em 2014, mas que "já há três grandes bicos brigando sobre quem deveria ser o candidato".
"Muitos acreditam que o partido se dividirá ao menos se conseguir se unir suavemente atrás de um deles", afirma a revista, citando o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo José Serra, o atual governador paulista, Geraldo Alckmin, e o ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves.
O artigo comenta que o PSDB sempre foi visto como um partido de tecnocratas brilhantes, que construíram sua carreira na oposição a ditadura militar entre 1964 e 1985, mas que não vem conseguindo apresentar rostos novos.
A revista afirma ainda que nas últimas eleições jovens brasileiros votaram em peso na ex-ministra de Lula Marina Silva, do PV, e que o PSDB está sob ameaça também de perder o apoio dos eleitores da classe média, entre os quais a popularidade da presidente Dilma Rousseff parece ser ainda maior do que a de Lula.
Para a revista, além da falta de uma liderança clara, os tucanos vêm sofrendo com uma falta de um programa diferenciado.
"Quando Lula tomou posse, adotou as políticas econômicas tucanas. Agora há pouca distância ideológica entre o PT, cujas bases estão no movimento trabalhista, e o PSDB", afirma o artigo.
A revista observa que, durante o governo Lula, o PSDB tentava se vender como "o partido da boa administração", mas que esse discurso é mais difícil agora contra Dilma, cuja imagem é a de uma boa administradora.
Até mesmo na questão das privatizações, promovidas durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e criticadas pelos petistas, já não há tantas diferenças, observa a Economist, já que Dilma já afirmou que pretende abrir os aeroportos a investimentos privados.
Para a revista, os tucanos têm agora de enfrentar o dilema de se manter no campo do centro-esquerda e esperar que a maré se volte contra o PT por conta de algum eventual escândalo ou mudanças no panorama econômico ou mover-se à direita para ocupar um campo político quase vazio atualmente na política brasileira.
O artigo sugere um possível caminho para o partido: adotar o discurso da redução da carga tributária.
Para a revista, apesar da crença de que os eleitores brasileiros preferem os gastos públicos em programas sociais, como o Bolsa Família, a cortes de impostos, pesquisas mostrariam que os brasileiros, incluindo os mais pobres, estariam começando a tomar consciência de que pagam muitos impostos.

Fonte BBC

10 comentários:

Anônimo disse...

A situação do PSDB em Itajubá é pior e olha que o PSDB/MG quer as prefeituras das cidades polos para dar suporte ao Aecio.

Estão por aqui no caminho errado guiados pela arrogancia, falta de visão e principalmente pela falta de companherismo.
Isso não é bom...
Recomeço errado...

PSDB

Anônimo disse...

PSDB?????? O que é isso? Faz tempo que não temos partidos no Brasil.
O que temos é uma agremiação de "cumpadis" para beneficio prórpio. PT, PSDB, PMDB, DEM, P´s de todas as cores.
Somando tudo , não vale muita coisa.

Goiz

Edson Riera disse...

PSDB

Enquanto os destinos do partido em Itajubá for traçado por binóculos, de BH ou Ouro Fino, ou meio-metro fora daqui, não vai dar em nada.
Triste.

zelador

Anônimo disse...

É verdade , mas o binóculo é de Brasilia e Bh meu camarada, como sempre foi.
Nunca foi de Ouro Fino e nem de Santa Rita, e infelizmente esta certo, nunca tiveram competencia!

Nunca tivemos tucanos por aqui, no maximo uns pardaizinhos.

Muito triste.

PSDB

Anônimo disse...

Senhores,
É lamentavel que os proprios membros do PSDB pensem desta maneira, alias o Sr. Edson Riera deveria dar o exemplo pois foi um grande candidato no partido e fica ai avacalhando a legenda sempre que pode.
Se somos monitorados por BH , Brasilia etc, isso não importaria se efetivamente houvesse em Itajubá um Diretorio ou Comissão coesa, com propositos e projetos.
Assim ninguem vai a lugar nenhum, alias isso piorou guando o Sr. Francisco Marques debandou para o PV e PSL e hoje esta ai voando baixo.
Pode até pousar de novo no PSDB mas jamais fará um bom trabalho partidario pois os interesses são apenas eleitorais, votos, cargos, coisas pequena, como sempre.

É uma pena, homens tão dinamicos, capazes, que poderiam estar trabalhando com seriedade e serenidade partidaria num partido que como todos precisa de união.

O PSDB podera vir a assumir a Presidencia e Minas e SP que são os maiores Estados estão ai , como Itajubá também que preferiu o PSDB nestas eleições a nivel estadual e federal.

Tomara que apareca alguem, não importa de onde, que consiga resgatar o conceito partidario que o PSDB com certeza estara buscando.

Ficar pensando e criticando e esperando que tudo tem que ser só de Itajuba é coisa pequena demais, jamais teremos vereadores , prefeito, governador deputados, senadores e presidente só de Itajubá, isso é uma grande bobagem, um bairrismo que não existe mais.

Vamos crescer, pensar grande.

PSDB

Edson Riera disse...

PSDB,

O zelador já não conta muito,mas faz tempo que nenhum tucano (nem os de pluma nem os de penugem) tem demonstrado satisfação com o partido. Muitas ideias e nenhum rumo. Enquanto perdurar a queda de braço entre SP e MG, a energia irá se esvaindo pelas ruas.Os sonhos ? estão na UTI há tempos. Saída ? começar de novo.

edson

Anônimo disse...

Pois é começar de novo não começar como era.
Tomara que agora de certo.
Vamos aguardar.

Claro que vc é importante, de plumagem,esta é desiludido como tantos, mas é preciso acreditar que esta fase vai passar e recuperar o tempo perdido com firmeza.

O jogo vai virar, ainda vamos ver o PSDB participativo, atuante, com profissionalismo e lutando pelo crescimento e bem comum.
Vc faz parte do passado presente e principalmente do FUTURO!

PSDB

Anônimo disse...

PUXA VIDA ESTE CARA AI SABE DAS COISAS E DEVE SER UM PSDB ROXO .ELE TA CORRETO RIERA, APESAR DE MUITO CAXIAS PRO MEU GOSTO.
Force One

Edson Riera disse...

Force One,

Um gozador do PT não é, pois lá não existe senso de humor. Do PMDB,pode ser...
Agora, se for PSDB mesmo, deve ser da ala PSDB do B,que é radical. Assim que lí o manifesto saí procurando uma velha e desbotada bandeira que ganhei do Mário Covas.

riera

Anônimo disse...

Arrogante antes arrogante sempre, não tem jeito, relaxa rapaz.


Bumba