Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2011

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

HONRA O TEU PAI

Gay Talese - Nova Edição (Companhia das Letras)

Leitura quase que definitiva sobre a máfia. Um clássico que narra a asscensão e queda de uma das grandes famílias da máfia italiana, Após sete anos de pesquisa, Gay Talese, revelou a estrutura e os mecanismos internos do crime organizado nos Estados Unidos. Imperdível.
Trecho:

"...Na história da Sicília havia um único caso admirável em que a população miserável e sofredora, foi capaz de organizar uma bem sucedida revolta nacional contra os seus opressores, na época os franceses. O motivo da rebelião se deu na segunda-feira de páscoa de 1282, quando um soldado francês estuprou uma moça siciliana no dia do seu casamento. De repente, um grupo de sicilianos retaliou massacrando um pelotão de soldados franceses, e à medida que a notícia ia chegando a outros sicilianos, mais soldados eram mortos em cidade após cidade - e um frenético acesso de xenofobia rapidamente espalhou-se pela ilha, enquanto turbas alucinadas atacavam e matavam todos os franceses que encontravam. Milhares de franceses foram assassinados em poucos dias, e alguns historiadores locais afirmavam que datava dessa ocasião o surgimento da Máfia, cujo nome proviria do grito aflito da mãe da virgem violentada, que corria pelas ruas bradando ma fia, ma fia, minha filha, minha filha. "

Talese

3 comentários:

Anônimo disse...

Ma Ita, ma Ita, ma ita.....

Como gostaria!

JK.

Anônimo disse...

"ma fia, ma fia ". Essa foi meio forçada.

Vejam o que tem no Wiki:

"A palavra "mafia" foi tirada do adjetivo siciliano mafiusu, que tem suas raízes no árabe mahyas, que significa "alarde agressivo, jactância" ou marfud, que significa "rejeitado". Traduzido livremente, significa bravo.

Referindo-se a um homem, mafiusu, no século XIX, significava alguém ambíguo, arrogante, mas destemido; empreendedor; orgulhoso, de acordo com o acadêmico Diego Gambetta.

De acordo com o etnógrafo siciliano Giuseppe Pitrè, a associação da palavra com a sociedade criminosa foi feita em 1863 com a peça I mafiusi di la Vicaria (O Belo Povo da Vicaria) de Giuseppe Rizzotto e Gaetano Mosca, que trata de gangues criminosas na prisão de Palermo.

As palavras Máfia e mafiusi (plural de mafiusu) não são mencionadas na peça e foram, provavelmente, inseridas no título para despertar a atenção local.

A associação entre mafiusi e gangues criminosas foi feita através da associação que o título da peça fez com as gangues criminosas, que eram novidade nas sociedades siciliana e italiana àquela época. Consequentemente, a palavra "máfia" foi criada por uma fonte de ficção vagamente inspirada pela realidade e foi utilizada por forasteiros para descrevê-la.

O uso do termo "máfia" foi posteriormente apropriado pelos relatórios do governo italiano a respeito do fenômeno. A palavra "mafia" apareceu oficialmente pela primeira vez em 1865 num relatório do prefeito de Palermo, Filippo Antonio Gualterio.

Zé Mané ( ma fia, ma fia, kkkk)

Anônimo disse...

Cuidado ai, este ze mané é Josef Manuel. (Italiano)

Ma Ita