Translate

sábado, 23 de abril de 2011

É DISCO QUE EU GOSTO



BECAUSE

Interpretada por Elliott Smith.  Foi composta por Lennon/McCartney e faz parte do álbum Abbey Road, de 1969.

"John estava relaxando no sofá de sua casa enquanto Yoko tocava no piano de cauda o primeiro movimento da Sonata para piano nº 14 em dó sustenido menor (sonata ao luar), de Beethoven. John perguntou se ela podia tocar os mesmos acordes em ordem inversa. Ela o fez, e isso serviu de inspiração para "Because".
A semelhança entre a abertura da "Sonata ao Luar" e "Because" é impressionante, mas um ouvido mais treinado percebe que se trata de uma cópia direta, não da inversão das notas como John sugeriu.
A ideia de um Beatle tomar algo emprestado de Beethoven era levemente irônica porque o senso comum da época dizia que o rock´n´roll era a antítese da música clássica e que ninguém poderia apreciar os dois gêneros genuinamente. É provável que o fato de os Beatles terem gravado "Roll Over Beethoven", de Chuck Berry, um conselho irreverente para que os compositores clássicos abrissem caminho para o rock´n´roll, também não tenha ajudado.
Uma das primeiras perguntas que sempre faziam aos Beatles nos EUA era " o que vocês acham de Beethoven?". A resposta vinha de Ringo: "eu adoro. Especialemente os poemas". Ma foi John, em especial, que passou a considerar Beethoven o compositor supremo, com quem tinha afinidade. Em 1969, ele não estava mais tentando se equiparar a Elvis ou aos Rollings Stones, mas a Picasso, Van Gogh, Dylan Thomas e Beethoven.

The Beatles - Steve Tuner

Maravilha !

ER 

Nenhum comentário: