Translate

terça-feira, 19 de abril de 2011

DESINTERESSE GERAL

Dados do Fernando Rodrigues:

Dos 135,9 milhões de eleitores do Brasil, 13,8 milhões são filiados a partidos políticos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de mar.2011. O percentual de filiados é 10,2% –o mesmo de mar.2010, quando havia 133,3 milhões de eleitores e 13,4 milhões de filiados.
O ranking dos partidos com mais e menos filiados também continuou o mesmo de mar.2010 para mar.2011. Os maiores são PMDB (2,3 milhões de filiados), PT (1,4 milhões), PP (1,4 milhões) e PSDB (1,3 milhões). Os menores são PCO (2,8 mil), PSTU (12,5 mil), PCB (16 mil) e PSOL (41 mil).
Ou seja, eis aí um dado fascinante da política partidária brasileira: entra eleição e sai eleição, as agremiações não conseguem ampliar sua clientela mais fiel.

Blog: Os números representam alguma coisa ? Penso que os petistas e os filiados do PSOL para baixo (em termos de quantidade de filiados) ainda praticam um pouco de obediência. Quanto aos demais partidos, "forget". Votam em quem dar na telha.
Na proporção (só para se ter uma ideia), na terrinha, com 65.000 eleitores, o PMDB teria uns 1000 filiados. O PP (surpresa), o PT e o PSDB, teriam mais ou menos 650 filiados cada. Não deve ser muito diferente disso.

ER


6 comentários:

Anônimo disse...

Nada disso importa, o que importa são os Diretorios as Comisssões que definem quem são os candidatos a VEREADORES, PREFEITO e VICE e como serão as coligaço~es.

Ai o bicho pega pois os partidos são usados para isso, os filiados que se danem pois não tem nenhuma voz.
Por isso por exemplo o Chico quer o PSDB e os partidinhos na mão.

Se o povo soubese da verdadeira importancia dos partidos a coisa até que poderia ser diferente, mas a manobra politica de determinadas raposas não permite.

Fica pois valento os nomes.

Um dia isso precisa mudar.

PTs.

josé carlos kayser disse...

Nada disso me surpreende. A surpresa mesmo é que tem gente que ainda vota.

Anônimo disse...

alguem conhece algum PT que gera emprego, ou renda.

Ou alguem conhece algum PT que não esteja vivendo de dinheiro publico

Aldo Gonçalves disse...

Acho que vou deixar de ser new PT. Já estou enjoado e enojado com esses parasitas. Pior que não sei de que partido quero ser. Tudo ruim. Acho que meu partido vai ser Itajubá, simplesmente Itajubá, deixando de lado MInas, Brasil e mundo, porque está tudo contaminado, tudo podre.
Zezinho, deixei de ser PT.

Anônimo disse...

DR.ALDO, NEGATIVO... uma vez PT sempre PT, agora aguenta.......

Aldo Gonçalves disse...

Não. Pelo amor de Deus. Eu era só aprendiz de simpatizante. Dou minha estrela pra você.
Muita podridão. Meu nariz não aguenta.