Translate

quarta-feira, 16 de março de 2011

SOMOS TODOS JAPONESES

Escreveu Carlos Brickmann :

"As vidas não se repõem, a dor só o tempo reduz, a tragédia não morre; ao contrário das vítimas, vive para sempre.
Mas o Japão, atingido por um maremoto de grande violência, varrido por um tsunami inacreditável, sacudido por terremotos sucessivos, sofrendo as consequências ainda de alcance desconhecido de explosões em usinas nucleares, este retornará logo à vida normal - e talvez com uma pujança econômica que havia desaparecido nas últimas décadas. Disciplinados, eficientes, corajosos, os japoneses não enfrentam seu primeiro desafio. Como sempre, irão vencê-lo.
O principal problema econômico do Japão nos últimos anos foi uma combinação de endividamento e, talvez para enfrentá-lo, pouco apetite da população por novos gastos. Isto acabou: as políticas econômicas restritivas não têm como sobreviver aos quase US$ 500 bilhões de dólares que o Governo prometeu injetar na economia e aos investimentos públicos que serão necessários para reconstruir o país - os cálculos, no início da semana, atingiam US$ 180 bilhões. A queda no número de empregos (que trouxe de volta ao Brasil grande número de trabalhadores que haviam se mudado para o Japão) também deve desaparecer: reconstruir um país exige trabalho, investimento, gente empregada.
A tragédia cobra seu tributo em privações e sofrimento. E abre a oportunidade para que o Japão se reconstrua ainda mais moderno, aproveitando as lições do abismo para que o país futuro seja melhor e mais seguro. É esperar para ver."

Brickmann



2 comentários:

Bah Gorgulho disse...

Solidariedade.
Hoje vi uma fotografia da bandeira do Japão que me deixou emocionada e triste.Do círculo vermelho, que representa o sol e é conhecido como "Disco Solar, caía uma lágrima de sangue.

A emoção também continua ao ver a solidariedade dos homens. Graças a Deus que ela ainda está presente na humanidade.
A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais.
A solidariedade se manifesta antes
de mais nada na distribuição dos bens, na comoção das pessoas diante de uma tragédia e na união para ajudar os que estão necessitados de carinho, amor e ajuda material
Acho que a,solidariedade é um ato natural das pessoas que são boas e que por natureza querem ajudar.
O pensamento positivo, as orações e a torcida para que a tragédia seja amenizada também é uma forma de solidariedade.
Sem mais palavras...

Anônimo disse...

"Não te deixes desiludir pelo mundo que te cerca. Saiba que és chamado a transformá-lo". Frei Beto

A.....