Translate

terça-feira, 29 de março de 2011

MESA COM HISTÓRIA (RESOLUTE DESK)

O HMS Resolute era parte de uma esquadrilha de navios comandados por Edward Belcher durante a década de 1850, cuja missão era encontrar possíveis sobreviventes da tripulação de John Franklin que procurara a Passagem do Noroeste. O Resolute e mais outros seis navios ficaram presos no Gelo durante 2 temporadas inteiras. Durante o segundo Verão, o comandante da expedição ordenou que as tripulações de dois navios retornassem a Inglaterra.
Após o seu regresso, Edward Belcher foi acusado de abandonar um navio em perfeitas condições. Como o Resolute se soltou do gelo no Verão foi encontrado por um baleeiro norte-americano e rebocado. Após o resgate do Resolute, o Congresso dos Estados Unidos comprou o navio por 40 mil dólares e o reformou. O navio reformado foi entregue a Rainha Vitória em 17 de dezembro de 1856 como símbolo de Paz entre as duas nações. O Resolute ainda serviu a Marinha Britânica por mais 23 anos.
Quando o navio foi aposentado e desmontado em 1879, o governo britânico confeccionou uma mesa grande a partir do que sobrou do navio. A mesa foi feita por William Evenden, um marceneiro de trabalhadores qualificados da Real Marinha Britânica e dada ao presidente Rutherford Hayes em 23 de Novembro de 1880.
A veneranda escrivaninha tem história. Vinte e três presidentes a usaram (exceto Johnson, Nixon e Ford), inclusive gigantes como Franklin D. Roosevelt, que dali declarou guerra ao Japão e começou a dar um fim à II Guerra Mundial. (ficou famosa a foto com o filho do Presidente Kennedy, brincando sob a mesma)

ER

Nenhum comentário: