Translate

sábado, 19 de março de 2011

CONTINUAM CHEGANDO

Deu no Estadão

O grupo chinês Chongqing Grain Group Corporation Limited Liability Company anunciou ontem investimentos de R$ 4 bilhões para construção de um polo industrial de esmagamento e refino de óleo de soja e de escoamento de produtos a ser instalado em Barreiras, no oeste da Bahia. O anúncio foi feito durante reunião entre executivos da empresa e representantes do governo baiano, realizada em Salvador.
A assinatura do protocolo de intenções para o investimento ficou agendada para abril, em Pequim, durante a próxima reunião dos países que fazem parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), com a presença da presidente Dilma Rousseff. A previsão é que as obras comecem em maio. A expectativa é que o polo inicie as operações em 2012, empregando inicialmente, 300 pessoas - a expectativa é que o número de funcionários possa chegar a mil.
Usina. Segundo o acordo, celebrado entre o presidente da empresa, Hu Junlie, representantes de bancos chineses e o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, a Chongqing fará três investimentos: uma usina de processamento de soja, com capacidade de esmagamento inicial de 1,5 milhão de toneladas por ano - quase metade da produção anual da Bahia (3,3 milhões de toneladas) -, uma fábrica de fertilizantes e um porto seco, para armazenamento de grãos e integração com a rede de escoamento. "Teremos capacidade inicial de refinar 300 mil toneladas de óleo e armazenar 400 mil toneladas de grãos", diz Junlie.
Pelo projeto, os produtos serão escoados pela Ferrovia Oeste-Leste, que ligará a região ao litoral sul baiano e está em construção. A exportação será feita pelo Porto Sul, que deve ser instalado em Ilhéus, mas ainda está em fase de estudos.
O terreno onde o polo será construído, de 100 hectares, foi doado pela Prefeitura de Barreiras e o investimento recebe benefícios fiscais do Programa Desenvolve, do governo estadual.
A China importa, anualmente, 40 milhões de toneladas de soja.

Estadão





Nenhum comentário: