Translate

sábado, 19 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DA TERRINHA - 4


Fonte: Conversa Centenária - A história dos cem anos do Clube Itajubense - Fernando Antonio Xavier Brandão

A história conta que em 19 de agosto de 1880, foi fundado o Club Literário e Recreativo Itajubense. Morreu logo em seguida.
O nosso clube só viria a ser fundado 17 anos depois, mais precisamente no dia 17 de maio de 1897. Já lá vão 114 anos de vida. E põe história nisso.

O primeiro presidente do clube itajubense, foi o Dr. Luíz Rennó. Desde então passaram pelo importante cargo 42 pessoas, entre os quais, Dr. Theodomiro Santiago. 

Curiosidades sobre o Clube Itajubense

  • Três sócios ocuparam a Presidência da República: Wenceslau Braz, Delfim Moreira e Aureliano Chaves.
  • Dentre tantas personalidades, foram sócios do Clube, Dr. Vital Brasil e Juarez Távora
  • O primeiro sócio contribuinte de fora da cidade, foi o Sr. Amadeo de Queiroz, de Pouso Alegre, que entrou de sócio num dia e saiu no outro.
  • Em 12/4/1921 éadmitido como sócio, o Cônego José Salomon, o famoso Padre Zequinha.
  • Em 28/02/46,o Presidente Cel Belo Lisboa, conseguia, em Assembléia, a transformação do Clube em "Clube Itajubá SA", com finalidade mercantil e ao mesmo tempo social. A "Sociedade Anônima" cairia por terra,inclusive com a saída do seu autor da presidência, na Assembléia de 03/12/46. A novidade durara 9 meses.
  • Em 16/7/17, o salão de festas do Clube abrigou a solenidade de formatura da 1ª turma de 16 engenheiros do Instituto Eletrotechnico e Mecanico de Itajubá.
  • Em 25/8/41, em reunião realizada no Clube, foi fundado o Aeroclube de Itajubá, tendo como Presidente de Honra o Dr. Wenceslau Braz e Presidente, o Cel Alcides Faria .
  • Com muita honra, o zelador foi Presidente do Clube entre 1990 e 1993.
ER

2 comentários:

Aldo disse...

Pô, e qual foi o cargo do Virgilinho na primeira diretoria?

Edson Riera disse...

Aldo,
Segundo os historiadores, o Virgílio foi o primeiro sócio atleta do CI. Jogava futebol com um ingleses que estiveram pela terrinha. Jogava com a camisa 11 e por ser franzino (ainda não era o parrudo de hoje), aparecia com um número 1 nas costas e o outro no peito.
Edson