Translate

domingo, 6 de fevereiro de 2011

TECNOLOGIA E CIÊNCIA

Deu na Veja.com

Tecnologia e ciência parecem aos homens do século XXI áreas do conhecimento indissociáveis. Não eram aos homens do século XIX. Desafiando o modelo clássico de então, William Barton Rogers, um professor de filosofia natural e química, propôs, em 1861, a criação do que viria a ser o Massachusetts Institute of Technology, ou MIT. A proposta era aproximar a ciência clássica das chamadas "artes práticas", como a engenharia, para adicionar boa dose de pragmatismo à primeira e conhecimentos enraizados à segunda e, dessa forma, formar homens – e também mulheres, uma inovação para a época – que pudessem encarar os problemas do mundo e dar-lhes solução. "Essa combinação está presente na filosofia do instituto: Mens et manus, que, em latim, quer dizer mente e mãos. Ou seja, teoria e prática juntas", diz David Mindell, diretor do programa de ciência, tecnologia e sociedade do MIT e coordenador das comemorações dos 150 anos do instituto.
Desde sua fundação, a universidade se expandiu em todos os sentidos. Além do curso de engenharia clássica, oferece sua variante aeroespacial, e também antropologia, economia, música, biologia e ciência da computação, entre outros. Por suas salas e laboratórios, passam mentes brilhantes responsáveis por invenções e descobertas revolucionárias, caso do engenheiro Tim Berners-Lee, considerado o "pai" da internet, além de 76 ganhadores do Prêmio Nobel. A pele artificial, a tecnologia GPS e até a sopa Campbell nasceram ali. Os 150 anos não afastaram a universidade de sua missão original. Por isso, Mindell aposta que propostas para enfrentar desafios prementes como o aquecimento global e a crise econômica deverão sair da instituição estabelecida na Nova Inglaterra, no nordeste americano. "O MIT se caracteriza por uma filosofia: fazer com que seus estudantes olhem para os problemas do mundo real e busquem soluções", diz. 

Veja

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante. O MIT se expandindo em todos os sentidos e alguns dinossauros querendo que a Unifei continue sendo para alguns (ver comentário de hoje na página da Rádio Jovem:
O FAMOSO MIT ( MASSACHUSSETS INSTITUTE OF TECHONOLOGY ) COMPLETA ESTE ANO 150 ANOS DE EXCELÊNCIA NO ENSINO
Desanimador.
J.V.O.B.