Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2011

QUEREM UM POUCO MAIS


Deu na Folha:

As imensas reservas de petróleo e a população de apenas 6,4 milhões de pessoas transformaram a Líbia no país com mais IDH da África e um dos mais altos entre os árabes. A Líbia tem uma renda per capta de US$ 12 mil, maior que o Brasil, Argentina e Turquia. A expectativa de vida está em constante alta, chegando a 69 anos em 2004. O Estado fornece benefícios que vão desde subsídios de bens de consumo até fartos programas de assistência a desempregados, aposentados e deficientes, passando por seguros desemprego - que dilui os efeitos para os 30% desempregados. Os investimentos na saúde vem aumentando desde 2002. pelas contas do Pnud, 99% das crianças de menos de um ano de idade estão devidamente vacinadas contra a tuberculose. A taxa de analfabetismo é de 13%. Em matéria de direitos da mulher, o país está anos-luz à frente do Golfo Pérsico. O país continua investindo pesado em infraestrutura, construindo aeroportos e estradas modernas.
Mas não basta. As pessoas precisam de liberdade, ninguém consegue viver sob o terror imposto pelo regime. Apesar dos investimentos, a Líbia precisa de uma verdadeira revolução, pois o seu atraso sociológico e institucional é enorme.

(Dados Folha)

2 comentários:

Anônimo disse...

Qualquer semelhança entre Kadafi, Fidel Castro, Hugo Chaves e o pertubado do Irã com ditador local não é mera coincidencia.

Anônimo disse...

Aqui em Itajubá também tem uns Kadafis, Fideis ( existe plural para isso?), etc...E parece que não há reação... Quer saber mais? pergunte para o Aldo