Translate

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MARIA DA FÉ ? AZEITE

Mabeth1 escreveu:

MARIA DA FÉ...

É mineiro o primeiro azeite de oliva puro do Brasil. Na cidade é possível ver atualmente algumas colinas cobertas com fileiras da árvore, das quais já se produz o azeite. Os resultados da cultura atraiu investidores, que iniciaram plantações na região e lançaram o produto no mercado. Vieira, um dos primeiros investidores, considera que a produção de azeite é a opção tecnicamente mais fácil e rentável, pois a utilização da azeitona para conserva exige tratos culturais mais intensivos para obter frutos sem defeitos e com aparência atrativa para o consumidor. "São necessárias mais pulverizações e variedades adequadas, além de ter o domínio das técnicas de conserva". A azeitona in natura, além de amarga, é muito dura e seu processamento para azeite é imediato, devendo o fruto estar no ponto ideal de maturação, diferentemente da conserva, que chega a 90 dias, se for feita em salmoura, de forma mais natural.
Esse tempo pode ser reduzido para 24 horas, se o processo for feito com hidróxido de sódio, exigindo uma agroindústria e pessoal treinado. O maior produtor de azeitonas de Maria da Fé é o empresário Joaquim de Oliveira, que plantou na Fazenda Retiro, adquirida para essa finalidade, 50 mil pés de oliveira e tem outras 25 mil em Delfim Moreira. Não bastasse seu sobrenome, ele conhece o assunto.
Nasceu em Portugal, país de grande tradição na produção de azeite, e trabalha com a importação desses produtos. Proprietário da empresa Oli Ma, segunda principal distribuidora de azeites no Brasil, em Itaquaquecetuba (SP), Oliveira investiu R$ 5 milhões na compra de terras, plantio de mudas e na instalação de uma fábrica para extrair azeite. As primeiras mudas foram compradas da Epamig, mas agora ele tem seu próprio viveiro, onde produz suas mudas e vende o excedente. "Em 2008 vendemos 31 mil mudas e já temos mais 40 mil prontas para a venda", diz Oliveira.
No fim de 2009, o empresário deve receber uma máquina encomendada na Itália, pois no Brasil ainda não existe maquinário para extração de azeite, e, na próxima safra, espera colher 70 toneladas de azeitonas, que poderão produzir 15 toneladas de azeite. "Fomos plantando por fase, por isso, ano a ano, a produção deve aumentar", afirma o produtor. As oliveiras foram introduzidas no sul de Minas na década de 50 por um imigrante português. Só de uma década para cá o material começou a ser melhorado em Maria da Fé e deu origem à variedade de mesmo nome. "  Eu já provei e aprovei!

Mabeth 1

Um comentário:

VG disse...

Mabeth 1 já conhecia as maravilhas do azeite extra virgem mas seu custo elevado nos impedia de consumi-lo. Agora, com essa reportagem sobre Maria da Fé estou feliz. O azeite é nosso Viva Maria da Fé...