Translate

sábado, 26 de fevereiro de 2011

JORNAL DA ONG OU A ONG DO JORNAL

O  tradicional jornal local (tem exatamente a minha idade) que é também  porta-voz de uma  ONG, manifestou-se na sua edição semanal, raivosamente contra postagem feita pelo "viver é perigoso", sob o título "Cartas Que Não Recebi".
Como o próprio título diz, o zelador não recebeu a carta indicada. Mas gostaria sim, de tê-la recebido.
Quem escreve mentiras,  é mentiroso e essa característica, o jornalista e vigilante das coisas públicas, sabe muito bem, que não é próprio do zelador do blog.
Estão comentados os fatos como o zelador dos blog os vê.
Observamos na cidade que denúncias graves feitas por outros orgãos de imprensa, não têm merecido a devida atenção de uma entidade que se propôs a isso. Em alguns outros casos,  é dedicada uma atenção especial. Com esse proceder as ações da Ong, perdem muito do seu valor.
Torna-se inevitável que pessoas, sérias e de bem, como alguns membros da ONG que conheço, tenham participações e aspirações políticas no município. Também é um direito que os assiste.
Ficou muito claro quando das últimas campanhas eleitorais na cidade, a campanha feita   para tranformar a "Ficha Limpa" de um candidato, numa, não tão limpa assim.
A descabida reação do Jornal ou da ONG, é típica de quem não está acostumado com críticas, sejam elas leves, inteligentes ou duras.
O blog sai em aparente desvantagem, porque é recente, não tem patrocinadores, não frequenta as bancas e tão pouco passeia pelas ondas de rádio.
O leitor tem que ter acesso a um computador, o que nesse país ainda é um privilégio,  localizar e entrar num endereço eletrônico.  
Os tempos estão mudando com muita velocidade.
Outro dia, o mesmo semanário, no mesmo local, postou uma nota considerando o "viver é perigoso" muito engraçado.
Não tinham até então entendido nada.
A recomendação abaixo, magnífica por sinal, faz parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se tornou a Bíblia das Ong´s (aparentemente só utilizam na teoria) 

Artigo XIX.


Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

ER

9 comentários:

marcos.caravalho disse...

Zézinho,
Parece que ser zelador de blog é mais difícil que ser engenheiro, sô. A turma parece que "ficam brava" quando não vem elogio; mais ainda quando vem alguma crítica (ridendo castigat mores, diriam em outros tempos, de cima do morro Palatino, das vizinhanças. NOTA: reparos ao meu esfarrapado latim diretamente ao zelador desse blog, por favor). Aguenta firme, Zé, resistiremos até o último cartucho de hp (dos legítimos, escoceses, dos puros); até o último suspiro de nossas placas mãe. Abraço

Anônimo disse...

NO site da Câmara Municipal o Vereador Santi publicou uma resposta bem dirigida sobre materia publicada num jornal local.

É interessante dar uma olhada.

Ass; Observador

Edson Riera disse...

Observador,

Grato pela recomendação. Busquei e li.
A chamada "inteligentzia" da cidade,participa de tantos Conselhos e ongs que embolam os seus pensamentos. Resumindo: em qualquer posição ou situação, ~pretendem ser os donas da verdade.
edson

Anônimo disse...

Zézinho

Parece-me que neste caso você está incorrendo em um grave erro quando mistura o jornal com a ONG .
Quando o Santiago assumiu o jornal ele deixou a presidencia da ONG e pelo seu comentario você ,a meu juizo , está ofendendo a nova presidencia , sua diretoria e todos os seus membros , como se todos fossem "pau mandado" do Santiago .
Quanto as graves denuncias ,que a ONg e o jornal não deram guarida , parece-me que de tão graves , o próprio blog não tenha tratado muito sobre elas .
Quanto ao que o jornal tratou sobre a camara se vc não estivesse tão raivoso acredito que até você a subscreveria .
OBS: Não faço parte da TI .
Abraços

Edson Riera disse...

Anõnimo,

Comentário bem feito e procedente. O mineirinho, neste caso, deixou a cena. Extrapolou.
Não estou raivoso. A mistura entre o jornal e ong, quem tem feito é o jornal.
O jornal vai permanecer, bem como as pessoas. A ong,escolhendo casos para analisar, não vai. É o que penso.
O blog nuncase propos a investigar nada.
Trata do que conversamos no dia a dia.
grato,
edson
edson

Anônimo disse...

Acabou a hora do recreio:

TI é TI, OSM é OSM , Blog não é nada!

Xico.

Anônimo disse...

Concordo que o blog não é nada.
O que é existe por ser definido e limitado.
O nada é o tudo em formação.
O que irá um dia ser está além do entendimento do que já é.
Melhor não ser nada a procura de ser o tudo, que ser o tudo sem ser nada.

Vá em frente Zé da Boa Vista.

Anônimo disse...

A inobservância dos fatos e aberrações administrativas nos últimos anos e a falta de um jornalismo investigativo que balizasse o que quase que semanalmente o períodico concorrente faz ( embora erroneamente visando politicamente alertar a população e colher frutos em 2012 ), vale sim ser ressaltado neste Blog.
Presume-se e deseja-se qualquer cidadão que podemos ter orgãos ( Jornais, rádios, sites, blogs, Ongs e Camara Municipal que cumpram com este papel.
Esta ciranda negativa que estes orgãos fazem se diz respeito ou o desrespeito que ao papel que por hora elas se constituiram para combater gestões, pessoas, grupos, atos e tudo que de mal padeça sobre a nossa cidade.
Aceitar o que uma pessoa pensa e vermos sinais de mudanças nestes orgãos já seria uma vitória, magra que seja, mas provocaria um baita sentimento de que estes orgãos realmente não estão e nem precisam se curvar a nada, serem omissos ou marrons
Parem de brincar de donos da verdade e sub julgar a inteligência do cidadão, ser vidraça por um momento e pedra em outro é o que faz esta cidade estar desta forma descabivel ( estruturalmente e grupos fracos se achando donos de tudo ).
Usem estes orgãos para mostrar os caminhos certos e errados e principalmente experiências positivas neste brasil e que poderiam melhorar itajubá e deixem naturalmente que eu decida o que convém ao meu interesse como cidadão, homem, pai de familia e pagador de impostos e que ainda acredita que pessoas ainda poderão mudar itajubá para melhoria da vida de nossos filhos, netos, bisnetos...

Anônimo disse...

Melhor não ser nada a procura de ser o tudo, que ser o tudo sem ser nada.

Por esta fase ja passaram varios setores da midia de Itajubá....e ai? A fila anda...