Translate

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FILHOS DO MUNDO

Enviado por Anônimo - Do Saramago

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos. Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos. Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas,porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente. E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo! Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor... É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!! "A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

José Saramago (enviado por Anônimo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Desabafo:
Como é difícil aceitar isso!...
Sabe que senti uma tristeza danada no domingo passado?
Através da janela olhava para o horizonte avermelhado denotando o final de mais um dia.Percebi que experimentava uma certa tristeza parecida com aquela que sentia quando era jovem.Não sei qual a razão naquela época, mas hoje sei de onde vem essa sensação.É da alma.
Ela antecipa os fatos e nos trás uma efusão de sentimentos contraditórios.
Felicidade. saudade, alegria e tristeza.
De repente me pego a chorar...Enquanto olho para o firmamento, meu filho dedilha seus longos dedos pelas teclas do piano e aquelas músicas me remetem ao passado."She", "Mon River", "New York,New York", "Hey Jude"...
Sem que ele perceba me levanto mansamente e encosto na coluna da sala a admirá-lo. Um filme passa pela minha cabeça e concluo:
Nossos filhos não são nossos. São do mundo. Tenho mais é que me alegrar afinal os preparei pra isso.Logo, logo ele também vai cruzar oceanos como sua irmã. O mundo ficou pequeno para eles, pois dominam várias línguas, conhecem várias culturas e os amigos são de várias nacionalidades.

Quando li o texto do Saramago senti que ele está correto, mas que dói entregar nossos filhos ao mundo,dói.
Mabeth 1

Anônimo disse...

Pô...Cara!
Tenho esses mesmos sentimentos...
Assim é a vida.Um abraço.
Joely de Londrina

Anônimo disse...

Falando em filhos... vai aqui um poema de Vinícius de Moraes.

Enjoadinho

Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

De A...