Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CAFÉ CHICRINHA PARA O MANÉ PATRÍCIO

"O médico, Manoel Morgado está em busca de patrocínio para percorrer, sobre esquis, os cerca de mil quilômetros que separam a costa antártica do Polo Sul, conquistado pelo norueguês Roald Amundsen em 14 de dezembro de 1911.
Se Morgado cumprir este trajeto, na companhia de outros dois experientes alpinistas, Irivan Burda e Marcelo Santos, ele e seus colegas se tornarão não só os primeiros brasileiros, mas também os primeiros latino-americanos a conseguir tal façanha. “Até hoje, menos de cem pessoas no mundo lograram caminhar até o Polo Sul sobre esquis, carregando por conta própria, em trenós, todo o alimento e equipamento necessário à viagem”, destaca Morgado. “Nenhum latino-americano fez isso até hoje.”
Pelos cálculos da equipe de montanhistas,  serão por volta de 50 dias de caminhada, andando em média 20 quilômetros por dia. "

Blog: Quem é da Boa Vista, conheceu ou ouviu falar do Mané Patrício. O maior andador que já apreceu por estas bandas. Era funcionário da Rede Mineira Viação. Homem sério que morava lá pelos lados da Vila Izabel.
Antigamente os moradores da Vila Rubens, da Vila Izabel e Capetinga iam para suas casas sempre passando pela Rua Miguel Braga. Era o caminho ideal para ver e ser visto.
Era uma beleza quando o Sr. Mané Patricio surgia na esquina do Café Hélio (hoje em frente ao Hotel Bramig). Vinha numa batida só, tipo "passo de ganso". Em três minutos estava virando a esquina da Padaria Boa Vista.
Cumprimentava todos com um ligeiro aceno de cabeça e não parava nunca, a não ser a uns 100 metros de sua casa para desacelerar. Se não tivesse essa precaução, passava direto.
Alguns moleques tentavam, correndo com velocidade, acompanhar os seus passos. Besteira. O homem era inalcançável e inseguível.
Se vivo fosse hoje, era homem de atingir o pólo sul com um ou dois dias.

ER 

2 comentários:

Saulo Caridade disse...

Zé, O paulita Julio Fiadi foi o primeiro brasileiro a conquistar a pé os dois polos. Veja o relato da conquista do polo sul:

No dia 9 de Janeiro de 2001, às 12:27h do horário do Brasil, um grupo de oito homens e mulheres de diversos países começou a pular e a se abraçar, como crianças que ganham um jogo esportivo no campeonato da escola.
Eu pisava exatamente onde, 90 anos atrás, Amundsen tinha chegado para fincar a bandeira da Noruega.

Saulo Caridade disse...

Zé, veja trecho do relato do paulista Julio Fiadi:

"No dia 9 de Janeiro de 2001, às 12:27h do horário do Brasil, um grupo de oito homens e mulheres de diversos países começou a pular e a se abraçar, como crianças que ganham um jogo esportivo no campeonato da escola.
Eu pisava exatamente onde, 90 anos atrás, Amundsen tinha chegado para fincar a bandeira da Noruega."

para saber mais vejam em
www.julioiadi.com.br