Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

NA ERA DO RÁDIO

Célia Rennó comentou:

Quando leio alguma coisa a respeito de rádio, me inquieto muito porque é um ambiente em que transitei por bom tempo, convivendo com todas as dores e delícias de mexer em caixas de vespas. Tenho ouvido um pouco do que se fala nas rádios de Itajubá e, sem entrar nos conteúdos abordados, penso que está faltando um pouco de 'sobriedade' no trato da informação. Não achei palavra mais adequada, mas acho que sobra muita coisa e o prejuízo é da informação e, por consequência, de quem quer ouvi-la. Sobram palpites, sobram preconceitos, sobram ironias, sobram subjetividades e outras coisas mais. É possível sim fazer rádio sem parecer ser um partido político.
Célia Rennó

Blog: Também sempre gostei muito de rádio. Quando no carro ligo primeiro o rádio. Quando no computador fico direto sintonizado em uma rádio. Concordo inteiramente com a Célia Rennó, que conhece bem a área. 
Defender causas onde podem interesses, mesmo de direito, embutidos, e assumir posições políticas, deixam os ouvintes incomodados. A utilização de ironia e brincadeiras em excesso muitas vezes levam o ouvinte a se postar favoravelmente do lado do criticado.
O próprio "viver é perigoso" que é de acesso muito restrito, muitas vezes tem dificuldade de estabelecer limites para a utilização desses expedientes, que acabam sendo armas.
De todas as emissoras locais, creio que a Futura FM é a que tem mais condições de se adequar a um estilo que agrade aos seus ouvintes, que são muitos pelo Brasil todo, graças a era digital. 
Estamos nos referindo aos noticiários.

ER

12 comentários:

Anônimo disse...

Camarada,

Tem hora que aparece teórico de todo tipo. O comportamento no rádio é diferenciado. Se fosse tudo receita de bolo, todos fariam e diriam as mesmas coisas. A forma de expressão é livre e deve ser respeitada. Se não gostar a mesma liberdade deve ser utilizada mudando de estação.

Júlio Anselmo

Anônimo disse...

Deu na Jovem FM NOTICIAS...Pode???


UNIFEI DE ITABIRA
Em Itabira são oferecidos 9 programas de formação: Engenharia Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia da Mobilidade, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Com o processo seletivo 2011, o campus terá cerca de mil alunos. As atividades acadêmicas serão desenvolvidas no i*tec e no primeiro prédio do Complexo Universitário, cuja ocupação será iniciada nesta sexta-feira, 14 de janeiro. As atividades letivas terão início em 24 de fevereiro.


E ATENÇÃO :


É bom lembrar para os alunos que venham a se matricular em Itabira, ( de acordo com o Reitor Renato Nunes,) , não poderão em nenhuma hipótese, se transferir para a UNIFEI de Itajubá, SEJA LÁ POR QUE MOTIVO FOR, até que o Campus da Avançado da UNIFEI de Itabira, esteja totalmente consolidado, seja lá o que isso significa.

Edson Riera disse...

Júlio Anselmo,

Vou seguir o seu conselho. Estou mudando de estação.
edson

Anônimo disse...

Em Itajubá temos:
Itajubá AM :Prefeitura
Jovem FM : Prefeitura
Max : Nem ai
Panoram: Tudo por dinheiro
Futura: Contra Prefeitura

Tá equilibrado....

A melhor de todas...BAND FM !

Anônimo disse...

A Rádio FuturaFM não é contra ninguem, muito pelo contrário, é uma emissora aberta a quem quer que seja.
os objetivos da Futura FM é a Liberdade ao contraditório. No caso da Prefeitura, a cidade assiste perplexa a perseguição desenfreada, que vem sendo feita contra a emissora e responsáveis pela mesma.
É determinação á sua gerência, que jamais sejam os microfones e portas da Rádio, meios a impedir que qualquer opinião, ou informação sejam dadas.
Atenciosamente,
Equipe Futura FM

Edson Riera disse...

Equipe Futura,

Seria coerente a emissora também aceitar críticas. É normal e natural. Sugerir mudar de estação se não gostar...
È no mínimo "falta de jogo de cintura"

edson

Anônimo disse...

É, Continua achando que meu comentário lá atraz sobre a liberdade de expressão continua valendo.

A Rádio Futura é sem dúvida nenhuma, em minha modesta opinião, a que tem a melhor programação musical da cidade (acho que por causa da minha idade) e só.

Há até alguns profissionais que tem um histórico de credibilidade, não todos claro.

Porem, como em todo lugar tambem tem aqueles que a puxam pra baixo seja lá por que motivo for.

A Célia Renno, não obstante suas preferencias politicas, é pessoa de fino trato e soube muito bem, com muita propriedade, tratar do tema.

Ter uma emissora de rádio nas mãos é sem dúvida nenhuma um agrande negócio, tanto econômico quanto politico.

Ao Julio Anselmo digo: "menos, menos", ou como diria um outro: "menas, menas"

Ass; Observador

Júlio disse...

Olha eu que eu tentei dizer é que se existe mesmo tanta ironia, tanta falta de preparo e brincadeiras demais (e não foi o zelador que disse...), essa pessoa sim pode mudar de estação. O que não posso aceitar é que alguém que passou por uma emissora de rádio durante alguns anos venha determinar como deve ser feita a programação, só isso. Também faz parte da liberdade não ouvir, algumas emissoras de Itajubá não ouço mais e não vejo nada de errado nisso. Quanto ao zelador é um crítico sem receita, sem determinações "achísticas", continue ouvindo e criticando, por favor. Adoro ser contrariado, mas com argumento, nunca baseado só na mágoa ou no entendimento pessoal. As mentes precisam se abrir à novas idéias. Estou disposto a aceitá-las. Nunca me coloquei como o sabe tudo ou o dono da verdade. Apenas não abro mão de opinar. Tenho esempre teri um respeito imenso pelas pessoas que têm opinião, mesmo que eu não concorde com nenhuma delas. Agora querer que todos sejam iguais é muita mediocridade, querer que todos digam as mesmas coisas é cercear a criatividade e finalmente respeitar também é entender que as pessoas ~sao diferentes entre si, mas nem por isso devem ser julgadas, condenadas e executadas por isso.

Ah! Faz parte da crítica responsável a assinatura. Esconder-se sob o manto de "anônimo" é muita covardia.

Júlio Anselmo

Anônimo disse...

Liga não, Julio.Fechar a futura e criticar o jornalismo da emissora partem da mesma premissa:eliminar a voz oponente, típico dos xiitas...
...K

Célia Rennó disse...

Pessoal, estou achando interessante a repecussão das coisas que comentamos aqui. Queria apenas sugerir que lessem com atenção aos meus comentários porque, em momento algum, me referi a essa ou aquela emissora, a essa ou aquela pessoa. Falo apenas sobre o exercício da profissão de jornalista que, independente da frequência da rádio, tem que estar na dose certa de tudo.
Ao colega Julio Anselmo, acredite, de maneira nenhuma quero ditar regras sobre como deve ser feita a programação de rádio. Quem sou eu pra isso?

JÚLIO ANSELMO disse...

Camarada,

Toa adorando o debate. A história tá crescendo e tá ficando legal, mais para quem lê do que para quem escreve (na minha opinião). Olha Célia não falei de você, estava falando de modo genèrico sobre "os mestres" do jornalismo itajubense e mundial. A novidade inexiste para estes seres superiores. Mas vamos continuar tentando inovar sim, vamos continuar nos falando por aqui ou em outros lugares, O debate é importantíssimo e do conflito nascem as inovações.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Meu caro Julio Marques Anselmo....vc ta exagerando.....