Translate

domingo, 16 de janeiro de 2011

LONGA VIAGEM

No dia 21/7/39, o navio alemão Windhuk, partiu da Alemanha rumo à África do Sul, levando 400 passageiros e 250 tripulantes. Os passageiros eram homens de negócios e turistas. Já na África do Sul, receberam a notícia do início da 2ª Guerra Mundial. Perseguido pelos navios ingleses, o Windhuk, após uma escala em Angola, aportou em Santos.
Ficaram na boa vida por dois anos em Santos, financiados pelo governo alemão. Em 1942, com a entrada do Brasil na guerra, foram todos detidos e verdade: levados para campos de concentração. A maioria foi levada para os campos de Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Ficaram detidos por três anos, até o final da guerra.
Mas como tudo no Brasil (e ainda bem, neste caso) nada pode ser levado muito a sério. Os espaços de confinamento brasileiros, permitiam que os prisioneiros saíssem para fazer compras na cidade e receber visitas. Nada para comparar com os campos de concentração nazista. Ao todo, mais de 3.000 pessoas de origem alemã, japonesa e italiana foram mantidas prisioneiras no Brasil.
Wolfgang Gramberer e Rolf Stephan, ex-tripulantes do navio, depois de livres, abriram um restaurante (lógico, de comida alemã) em São Paulo, que existe e funciona até hoje.
Em tempo: o navio Windhuk foi vendido aos EUA (com certeza pelo Brasil)

ER    

2 comentários:

Anônimo disse...

Já estive lá. Arquitetuta fantastica, comida tipica alemã. Alameda dos Arapanés, paralela ao Shopping Ibirapuera (em frete).

Muito Bom.

Ass; Observador

Edson Riera disse...

Observador,

Creio que o restaurante tem o mesmo nome do navio.
Irei lá.

edson