Translate

sábado, 8 de janeiro de 2011

LIVRO PRESENTE DE AMIGO


PATTI SMITH - SÓ GAROTOS

Ganhei da Rack. Companhia das Letras. Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Segundo a crítica do NYT, é  o retrato mais fascinante e divertido da descolada-mas-chique Nova York do final dos anos 60 e começo dos 70.
Não achei divertido. Achei empolgante e triste.
"Sempre sonhei escrever um livro", disse Patti Smith na entrega de um prémio de literatura. A rainha do punk foi distinguida com o National Book Award na área de não-ficção com "Just Kids", a história da sua relação de amizade com o artista Robert Mapplethorpe e um retrato da vida boemia em NYC nos anos 60 e 70.
Aos 20 anos, sem dinheiro e sem nada, Patti se mandou para NYC com o desejo de ser artista. Morou na rua e passou fome. Encontrou o jovem Robert Mapplethorp nas mesmas condições.
Viveram juntos no famoso Hotel Chelsea, ponto de encontro da chamada contracultura.  Trata-se de um mundo que a nossa geração acompanhou de longe, quase sempre com informações distorcidas. 
Patti está com 63 anos e Mapplethorp morreu de AIDS em 1989.
É um retrato de uma época conturbada e criativa.
Leia.

ER 


2 comentários:

WARTÃO disse...

Que hotel no mundo pode se orgulhar de ter acolhido grandes artistas, músicos, pensadores, atores e escritores tão conhecidos na história?
Qual hotel no mundo tem mais músicas dedicadas a si, do que musas lindas e inspiradoras
A resposta é só uma: Hotel Chelsea em New York.O hotel que se tornou um ícone da cidade é um grande ponto turístico nos dias de hoje. Fica localizado na 222 West 23rd Street, entre a sétima e oitava avenida, no Chelsea (um bairro na região de Manhattan).
O hotel foi e tem sido a casa de muitos escritores, músicos, artistas e atores,- Tennessee Williams, Arthur Miller, Sam Shepard, Janis Joplin, Patti Smith, Al Pacino, Drew Barrymore, Bob Dylan, Virgil Thomson, Charles Bukowski, Patti Smith, Leonard Cohen, Robert Mapplethorpe e Larry Rivers, apenas para mencionar alguns....
Arthur Miller viveu ali com Marilyn Monroe, Bob Dylan escreveu canções nos quartos do Chelsea, tal como Leonard Cohen.
Construído em 1883,o hotel foi cenário do filme Chelsea Girls, de Andy Warhol, e palco de histórias loucas, festas selvagens e episódios dramáticos, como suicídios, álcool, drogas e assassinatos.
Vale a pena visitar...

Edson Riera disse...

Wartão,

Comentário muito legal. No livro da Patti Smith, ela escreve muito sobre o Chelsea. Ela encontrou certa vez no saguão, o próprio Salvador Dalí.

edson