Translate

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DESERTO DA NAMÍBIA

Dizem que em termos de Prêmio Nobel, o nosso país é um grande deserto da Namibia. Não se vê nada e nem tem perpectiva de se ver.
Todos sabem que o Prêmio Nobel foi instituido em 1901, pelo inventor da dinamite e empresário sueco, Alfred Nobel. Começaram a ser entregues em 1902, abrangendo as áreas de Medicina, Química, Física. Literatura e Paz. Na realidade não existe Nobel de economia, mas sim o Prêmio Sveriges Riksbank.
A Argentina já levou 5. A Colombia, Costa Rica, Peru e Venezuela, levaram 1 prêmio Nobel cada um.
O Brasil... Ah, o Brasil, já levou um (mais ou menos). O Nobel de Medicina de 1960 (concedido a dois pesquisadores), foi também do brasileiro nascido em Petrópolis, Peter Brian Medawar.
Filho de libanês com uma senhora inglesa, que se casaram no Rio de Janeiro em 1913.
Já morando em Petrópolis, tiveram o filho premiado nascido em 1915.
Com 14 anos de idade Peter foi estudar na Inglaterra e por lá ficou.
Então, yes! temos Nobel.

ER  

4 comentários:

Wartão disse...

O brasileiro que chegou mais próximo a ser laureado com o prêmio foi o médico e sanitarista Carlos Chagas, em recebeu indicações ao prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1921 e 1925. Chagas descobriu a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo inseto barbeiro e causador da doença que levou o nome de seu descobridor.

Foi a primeira vez que alguém estudou detalhadamente e documentou o ciclo de vida de um parasita como o T. cuzi que tem fases diferentes da vida em hospedeiros distintos. Ele começou a estudar o sangue de pessoas com uma doença misteriosa que ficavam com os olhos inchados por causa da picada do barbeiro. Ao estudar as fezes do barbeiro ele identificou o mesmo parasita contido no sangue das pessoas com a doença hoje chamada de Chagas. Ele foi o primeiro a fechar o ciclo de uma doença deste gênero.

Chagas descreveu o ciclo completo da doença, mas não levou o prêmio por questões políticas. Na época, o Brasil tinha pouca representatividade no comitê do prêmio, e outros médicos brasileiros rejeitaram as descobertas do sanitarista.

Anônimo disse...

Wartão

O Brasileiro com mais indicações para o Nobel foi D.Hélder Camâra que foi indicado 4 vezes para o Premio Nobel da Paz,só não conseguindo devido ao esforço da ditadura junto ao parlamento norueguês , sendo que em 1974, entidades de vários países – Alemanha, Holanda, Suécia, Bélgica, Dinamarca, entre outros – agraciam Dom Helder com Prêmios Populares da Paz, como uma espécie de resposta pela sua não-premiação pelo Nobel.
Abraços

Alaor

Anônimo disse...

Pra quem não sabe, em breve (alguns anos) teremos um novo itajubense nesta lista, de ganhadores, o Dr. Esper Kallas ( filho do Jorge kallas) é a maior autoridade brasileira na pesquisa da AIDS e doenças contagiosas, reconhecido internacinalmente. Esperem e verão

Wartão disse...

Alaor, D. Helder merecia ganhar. Concordo com Você.
Seria um orgulho para nós, se realmente o Dr. Esper Kallas fosse indicado e ganhasse o Nobel.
Não só para os itajubenses, mas para todos os brasileiros.
Êle merece.