Translate

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CIÊNCIA SEM TECNOLOGIA

Herton Escobar escreveu no Estadão.

Uma boa ideia de nada vale se não for colocada em prática.

"O Brasil está muito bem servido de bons cientistas. Formou milhares e milhares de mestres e doutores. Aumentou significativamente seu número de publicações científicas. Mas ainda não conseguiu dar o último passo, mais difícil, de transformar toda essa massa de conhecimento em riqueza para o país. Em benefício para as pessoas.
Eu já defendi a pesquisa básica várias vezes aqui no blog. E não me canso nunca de escrever sobre ela. Mas é claro que, em última instância, queremos também (precisamos!) que a ciência traga benefícios práticos para a nossa vida. Essa é a diferença entre ciência e tecnologia: ciência é aquilo que você sabe, tecnologia é aquilo que você usa.
O Brasil vai bem em ciência, mas vai mal em tecnologia. E uma das razões é a boa e velha burocracia nacional."

Blog: Aí está um assunto que se for discutido em Itajubá, tirando o pessoal da Unifei, não deverá proporcionar um longo debate. 

ER 

2 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus....assunto complicado!

Wartão disse...

A base científica brasileira é bastante sólida para um país que se diz subdesenvolvido. No entanto, muito pouco do que é produzido em ciência consegue ser transferido para o setor produtivo, gerando produtos ou ações que possam ser usadas praticamente pelos brasileiros ou por outros países.
As diferenças entre ciência e tecnologia, cf. já especificou o zelador do blog, em geral, é basicamente, que quando nos referimos à ciência entendemos como sendo pesquisa básica, fundamental. Já tecnologia se refere à aplicação dos conceitos científicos, visando algum uso prático. Enquanto a ciência é principalmente guiada pela curiosidade do pesquisador, a aplicação tem que ter por base a solução de um problema prático. Quando os conhecimentos mais recentes originados da pesquisa científica se transformam em aplicações práticas, nós nos referimos à tecnologia de ponta ou alta tecnologia para caracterizá-las.
Historicamente, a tecnologia é anterior à ciência. Já nos dias de hoje, a tecnologia é considerada como sendo baseada em ciência, ou seja, trata-se da ciência aplicada. A tecnologia é o que chega às mãos do consumidor ou do usuário.
Esse deve ser o recado a todos os orientadores de mestrandos e doutores que passam longo tempo pesquisando "ciências" que na verdade servem apenas para conseguirem títulos.
Passando a agir dessa forma, talvez aí o Brasil possa ganhar algum "Nobel"!!!!!!!!